Na noite de terça-feira (03) foi realizada a solenidade de formatura dos alunos do programa PROERD no salão da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. O projeto é realizado pelo Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, juntamente a Polícia Militar.

O PROERD é destinado aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-los a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Em Guaíra foram 15 escolas Municipais, particulares e Indígena.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A noite muito agitada com toda alegria e entusiasmo dos alunos, marcou um momento de suma importância para a formação ética de cada um deles, no qual os “Proerdianos” realizaram o juramento prometendo ficarem longe das drogas durante toda a vida.

As crianças recepcionaram aos gritos o mascote do Proerd, o leão Daren.

O Soldado Gelson Brens, Policial Militar, muito aclamado pelos alunos, atuou como instrutor ministrando aulas para as crianças e adolescentes, orientando-os sobre como agir e sempre tomar decisões responsáveis com o objetivo de mantê-los longe de todo e qualquer tipo de drogas ilícitas e da violência.

Os alunos com as melhores redações de cada escola ganharam o mascote de pelúcia de brinde. Ao findar do evento foi realizado o sorteio de 4 bicicletas para os formandos que estiveram presente, dois ganhadores foram da Escola Duque de Caxias, um da Escola Amélia Beffa e do Colégio Mbyja Porã.

A solenidade realizou uma homenagem aos professores que acompanharam todo o projeto.

A Secretária de Educação Franciele Danelon ressaltou o desempenho de cada criança durante a realização do projeto “Foram 545 crianças que estiveram durante todo ano recebendo informações sobre como dizer não as drogas e a qualquer tipo de violência. Que os alunos possam levar para a vida todos esses ensinamentos tão importantes para a sociedade”.

O Prefeito Heraldo Trento ressaltou o quão importante o programa é “Conscientizar as crianças para que fiquem longe das drogas é de extrema importância”. O Prefeito ainda parabenizou todos os professores e instrutores pela boa condução do programa e principalmente aos formandos.

Além dos alunos, servidores da educação e da Polícia Militar, pais de alunos, membros do Executivo e do Legislativo e autoridades policiais, militares e do Corpo de Bombeiros também prestigiaram a solenidade, que foi conduzida com muito entusiasmo pela assessoria de imprensa da Polícia Militar.

O Proerd foi criado em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro. O Proerd chegou no Paraná no ano 2000. Guaíra aderiu ao programa em 2003.

Portal Guaíra via Assessoria