No último sábado (24), aconteceu a campanha anual de vacinação antirrábica realizada pelo Município de Guaíra, através de sua Secretaria Municipal de Saúde.

A equipe de servidores que trabalharam durante o sábado, estiveram na Unidade Central de Vacinação antes das 7 horas da manhã, preparando todos os equipamentos necessário para as ações durante o sábado.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Antes do início dos trabalhos as 8 horas da manhã, já havia uma pequena concentração de pessoas com seus animais para realizar a aplicação antirrábica em frente aos locais de vacinação. O Município disponibilizou 14 pontos por toda a cidade.

Um dos primeiros que foi levar seus animais a vacinar, foi o senhor  Ezequiel Poeit, morador do BNH3. “Sempre levo meus animais para tomar a injeção, é importante cuidar da saúde deles, eles são nossos amigos e precisamos cuidar deles” declarou Ezequiel enquanto vacinava 4 cães que moram com ele.

Antes do termino da manhã, já não era possível encontrar vacina para os animais da cidade. Para realizar a vacinação, o Governo do Estado do Paraná, através de sua Regional de Saúde disponibilizou 3.500 vacinas para ser aplicada por toda a cidade.

Segundo o chefe da vigilância sanitária, Julio Cesar Juvenal, seria necessário 6.500 vacinas para atender uma demanda significativa da população de cães e gatos de Guaíra.

“Entramos em contato com o Governo do Estado do Paraná solicitando mais vacinas, isso no início do mês de setembro, porém até o momento não obtivemos qualquer resposta oficial do Estado” informou Júlio Cesar Juvenal.

A campanha de vacinação antirrábica acontecia, até o ano de 2014, acontecia apenas em 3 cidades em todo estado do Paraná, sendo Guaíra, Foz do Iguaçu e Barracão, cidades de fronteira.

O Município de Guaíra entrou em contato com o Centro de Controle de Zoonose de Foz do Iguaçu e foi informado que para a realização da campanha antirrábica na cidade, o Governo do Estado enviou a quantidade de vacinas satisfatórias para a aplicação nos animais. A campanha aconteceu nos dias 22 e 29 de agosto, e 4 de setembro de 2015, onde foram vacinados cerca de 25 mil cães e gatos.

Em conversa com o chefe da Vigilância Sanitária do Município de Barracão, Zélio Volpato, foi informado que a cidade ficou fora da campanha deste ano, e assim como Guaíra, o Município de Barracão entrou em contato com o Governo do Estado pedindo um esclarecimento à população mas até o momento não obteve qualquer resposta.

O Município de Guaíra, informa que não haverá uma nova etapa de vacinação de animais para este ano devido o não repasse de um maior número de vacinas antirrábicas por parte do Governo do Paraná.

A raiva animal pode ocorrer em pessoas, e o estado do Paraná não registra casos de raiva em humanos desde 1987.

VACINACAO-CONTRA-RAIVA-EM-GUAIRA

VACINACAO-CONTRA-RAIVA-EM-GUAIRA-2

VACINACAO-CONTRA-RAIVA-EM-GUAIRA-3

VACINACAO-CONTRA-RAIVA-EM-GUAIRA-4

VACINACAO-CONTRA-RAIVA-EM-GUAIRA-5

Portal Guaíra via Assessoria