Na quinta-feira (20) mais um importante passo foi dado em direção ao Desenvolvimento Econômico de Guaíra, o lançamento do PRODESG – Programa de Desenvolvimento Econômico de Guaíra.
O evento iniciou com uma bela apresentação da talentosa artista guairense, a cantora, Bianca Aragão que fez uma pequena amostra do seu talento, na voz e violão com o músico Henrique Freire.
O vice-prefeito e Chefe de Gabinete, Gileade Osti, apresentou o PRODESG, destacando as etapas já concluídas até o momento. “Esse programa foi adquirido pelo poder público por ouvir uma aclamação da população por solução que sejam realmente eficientes. O PRODEC é um dos produtos mais renomados do SEBRAE e já foi aplicado em várias cidades que obtiveram um “BOOM de crescimento, como exemplo, Maringá. Aqui em Guaíra iniciamos o PRODEC com a rodada de entrevistas com diversas pessoas que atuam em vários segmentos, depois passamos para a rodada de palestras, discussões e o concurso cultural que escolheu uma identidade (nome, logotipo e slogan) para o programa. Em dezembro, durante as comemorações do Natal da Integração realizamos a premiações de mais de 20 mil reais do concurso, e o Prodec passou a se chamar PRODESG, então, chegamos a fase de trabalhar via palestra um dos pontos já diagnosticado no processo de suma importância para o desenvolvimento desta cidade, a logística”.
O Gerente da Unidade da SEBRAE de Cascavel, Augusto Cesar Stein, iniciou os pronunciamentos da tarde dizendo – “O momento do lançamento é um ato formal, solene e importante para o programa, mas é preciso entender toda essa construção que já foi feita e que será feita a partir dos próximos passos. Aqui em Guaíra estamos tendo um exemplo claro de um Município que tem pressa, mas sobre tudo implementa uma ferramenta para ter direção, sendo esse é o objetivo do PRODEC. O Programa de Desenvolvimento PRODESG só funcionará se todas as forças vivas (Prefeitura Municipal e todo o seu corpo e a ACIAG como ações privadas) de Guaíra entenderem que essa é uma metodologia, é uma ferramenta adequada, que entende que esse é um grupo que tem capacidade de olhar para frente e escolher qual a trilha que Guaíra queira.
O Deputado Federal licenciado e Secretário de Infraestrutura do estado, Sandro Alex comunicou que o Governo do Estado tem por Guaíra um olhar especial, quando se trata de falar sobre desenvolvimento. “_Nós temos um reencontro com a história da cidade, e se o Governo não foi, ao longo de anos, parceiro a altura do desenvolvimento que merece Guaíra, o Governo Ratinho Junior tem na imagem do Prefeito Heraldo, não só um prefeito sério e desenvolvimentista, mas um grande parceiro de obras estruturantes. E ainda nesse semestre estaremos na bolsa de valores, com a Ferroeste indo a leilão garantindo o traçado que passa por Guaíra. Levando as nossas riquezas ao porto de Paranaguá com mais velocidade e menor custo, isso sim é compromisso com os produtores, isso sim é gerar riquezas para a região, ou seja, os trilhos do progresso não estão no futuro próximo, já tem data e é o ano de 2022, assim como o programa Voe Paraná”.
O Deputado Estadual e Líder da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná Hussein Bakri também esteve presente e reforçou em seu discurso o quanto espera que o Prodesg seja realmente um divisor de águas na história do desenvolvimento de Guaíra. “_Que esteja nascendo hoje aqui em Guaíra um grande instrumento de desenvolvimento que possa ser lembrado aqui 30, 40, 50 anos, que as próximas gerações podem lembrar e dizer: ′Muito obrigado Heraldo, obrigado a todos vocês que um dia colocam em prática esse projeto
importante′”.
O Deputado Estadual Delegado Fernando Martins, que representa Guaíra na Assembleia Legislativa ao lado de Hussein Bakri, também esteve presente e reconheceu o quanto, Guaíra tem crescido nos últimos tempos. “_ É uma honra para mim, um prazer enorme para mim, como deputado de primeiro mandato poder representar Guaíra e seu povo junto com a Assembleia Legislativa, junto com meus colegas deputados e poder levar todas as demandas do nosso Município de Guaíra até o Governo do Estado”.
O vereador Adriano Richter, que foi o fomentador de toda a tramitação para a contratação dos produtos SEBRAE, disse “há tempos queríamos ver esse produto ser implantado em Guaíra. Tenho certeza que Guaíra está traçando um caminho rumo ao sucesso garantido no segmento de desenvolvimento econômico.
Para Edson Pepi, que esteve representando a ACIAG no evento, o PRODESG, é uma oportunidade única e que a ACIAG não medirá esforços para ajudar no fomento, onde todos vão ganhar.
Para coroar a tarde do lançamento, o prof. dr. Ricardo Silveira professor da universidade federal de minas gerais (UFMG), membro do comitê científico da área gol – gestão de operações e logística do encontro da ANPAD, coordenador do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) em administração do centro de pós-graduação e pesquisa em administração (CEPEAD), fez uma palestra muito esclarecedora sobre a importância da Logística para Guaíra. Onde em suma, diz que o segredo da logística é diminuir tempo e valor de entrega. Quem oferece isso, consegue as melhores empresas como parceiras e pode dominar o mercado.
O prefeito Heraldo Trento explicou ao final que o tema da palestra não foi escolhido a deriva e sim porque dentro das análises já apresentados como resultados do PRODESG e do Moderniza, Guaíra se destaca como uma área muito interessante para investir em Logística, uma vez que pode atender vários modais, como navegação, aeroporto, porto internacional e num futuro próximo a Ferrooeste. “Trouxemos um renomado profissional para falar sobre Logística justamente, porque já foi identificado, que Guaíra por estar estrategicamente localizada na divisa com o Paraguai e com o estado do mato Grosso do sul e ainda ser passagem e ligação a duas extremidades do estado do Paraná, região Oeste e Noroeste, é o local ideal para investir em planos de logística. Guaíra tem tudo para dar certo. Guaíra tem pressa, e como todo o apoio que temos, hoje do Estado, da Itaipu Binacional, vemos essa possibilidade de desenvolvimento se abrir a nossa frente e com certeza vamos aproveitar isso.
Guaíra - Mais de 200 pessoas prestigiam o lançamento do PRODESG • Portal Guaíra Guaíra - Mais de 200 pessoas prestigiam o lançamento do PRODESG • Portal Guaíra Guaíra - Mais de 200 pessoas prestigiam o lançamento do PRODESG • Portal Guaíra
Portal Guaíra via Assessoria