A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, por meio da Diretoria de Cultura, realiza restauração completa da Locomotiva Koppel n°4, instalada na Praça Eurico Gaspar Dutra.

Após um estudo realizado nas imagens históricas do arquivo municipal, e também da internet, a equipe constatou que a cor original da locomotiva é, na verdade, azul. A cor cinza, que estava antes da restauração, era resultado da oxidação e ferrugem da lataria, por estar exposta ao sol e a chuva há muito tempo. O objetivo da restauração foi deixá-la o mais próximo possível da sua versão original, que foi fabricada em 1910.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Com um processo licitatório realizado em 2020, o Município procurou uma empresa especializada para esse serviço de restauração, e que se dedicasse em preservar a beleza desse pedacinho da história cultural guairense. Depois de 06 meses de manutenção, a locomotiva retornou na data de ontem, quarta-feira (13), ao seu ponto turístico habitual, a Praça Eurico Gaspar Dutra. O investimento total foi em cerca de 90 mil reais.

Em parceria com a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura está providenciando a revitalização completa de toda a Praça Eurico Gaspar Dutra. A estação onde se encontra a Locomotiva será finalizada já nos próximos dias, e contará com uma cobertura própria para protege-la, além de deixar o espaço mais bonito e agradável para os cidadãos guairenses e turistas que visitam a cidade.

Lucas Rafacho, Diretor de Cultura, destaca: “A nossa missão é manter a história de Guaíra viva, cuidar dos patrimônios históricos culturais é uma prioridade para nossa equipe”.

O Secretário, Marcelo Ronnie, enfatiza: “Para manter a segurança do local, e enquanto as obras da praça não são finalizadas, a Locomotiva ficará coberta. Contaremos com o apoio da Guarda Municipal para o monitoramento do local, até que tudo esteja pronto e apto para receber a comunidade e visitantes”.

Portal Guaíra com Assessoria