Getúlio (PMDB) apontado como o próximo presidente
Almir Bueno, atual presidente da Câmara
Almir Bueno, atual presidente da Câmara

Está marcada para o dia 15 de dezembro, última sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores de Guaíra, a eleição da nova mesa diretiva para 2015.

Devido a isso, as conversas visando à sucessão do presidente Almir Bueno (PT) no comando do Legislativo devem se intensificar nos próximos dias.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

No início da atual legislatura, foi firmado um acordo entre os partidos que compõem o grupo de situação em revezar a cada ano a sigla que indicaria o presidente da Câmara. O DEM – através da vereadora Tereza Camilo dos Santos – já ocupou a presidência em 2013 e, neste ano, foi à vez do PT.

Ainda restam dois anos de mandato e três partidos estão de olho na presidência: PMDB, PR e o PROS. Logo, será preciso chegar a um entendimento sobre quem abre mão da indicação.

“Existe um diálogo aberto entre os partidos que compõem a bancada na Câmara sobre o rodízio  entre os partidos. Dentro deste aspecto já estamos dialogando com os vereadores que integram estes partidos para definição final do acordo que já foi firmado no inicio de 2013”, comenta Almir Bueno. “Logicamente que só restam dois anos e, por isso, com diálogo devemos chegar em um comum acordo entre os três partidos”, emenda.

Getúlio (PMDB) apontado como o próximo presidente
Getúlio (PMDB) apontado como o próximo presidente

Prognóstico

Questionado se a definição sobre qual partido indicará o próximo presidente deve ocorrer em um processo de diálogo tranquilo, Bueno opina que a escolha deve ser mais tranquila neste ano em comparação ao ano passado, quando ele foi eleito. “Em 2013 para 2014 tivemos um certo desconforto entre as bancadas que compõem a Câmara, mas o prognóstico para essa eleição é mais calmo e tranquilo”, declara.

Conversa de bastidores

Em contato com alguns vereadores, estes já dão como praticamente certo que o próximo presidente da casa será o vereador Getúlio Benites Centurião (PMDB), seguido por Valberto Paixão da Silva (PR), acordo acertado ainda no final de 2013 quando da eleição de Almir Bueno. O segundo nome ainda poderá mudar, afinal, 2015 será um ano de grandes definições para a campanha de 2016, e no meio político, muitas águas podem rolar. Vamos aguardar.

Portal Guaíra com informações do O Presente