A administração municipal anunciou na tarde de ontem (12), durante uma entrevista coletiva, o nome do novo secretário de Saúde do município.

O ex-chefe de gabinete, Leandro de Lima Danelon, foi confirmado como o substituto de José Gonçalves Dias Neto, que estava no cargo desde o começo do ano.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Ao lado do vice-prefeito Osmar Volpatto, o novo secretário da Saúde afirmou que assume o cargo com a missão de humanizar o atendimento à comunidade, reduzindo as filas e gerenciando a parte administrativa de distribuição de medicamentos.

Leandro Danelon, secretário municipal de saúde e Osmar Volpatto, vice-prefeito de Guaíra
Leandro Danelon, secretário municipal de saúde e Osmar Volpatto, vice-prefeito de Guaíra

Paciência

Danelon pediu paciência à população neste momento difícil em que o município se encontra. Segundo ele, criou-se uma expectativa exagerada por melhorias na saúde, mas a demanda era alta e a cidade enfrenta grandes problemas com recursos financeiros. “Temos quase 60 mil cadastrados para uma população de 31.700 habitantes. Esse problema é histórico. Além disso, assumimos o município com uma demanda muito grande de encaminhamentos agendados, então o acúmulo acabou pesando. Peço um pouco de paciência da população porque gastamos bastante nesse primeiro quadrimestre e teremos que rever as nossas contas para que possamos chegar em dezembro com as contas equilibradas. Aos poucos, porém, garanto que a tendência é melhorar. Se a população entender, compreender, tenho certeza que as coisas vão melhorar. Eu quero ser um grande parceiro de todos”, afirmou.

Mudanças

O novo secretário frisou também algumas mudanças que serão implementadas na saúde, cujo efeito, acredita, será positivo. A primeira delas está na mudança para agendamento de exames e encaminhamentos, que será realizado a partir da próxima semana no Posto de Saúde central. “Isso fará com que a unidade central fique sem aquela fila enorme, que irrita e desanima usuários e funcionários”, disse.

Outro anúncio importante foi a abertura de um concurso público para médicos especialistas. “Estamos fechando as negociações para a contratação de um concurso público para a saúde. A ideia é regularizar e melhorar o atendimento. Teremos assim pediatras e outros especialistas”, garantiu.

Além das mudanças, o secretário aposta na melhoria a longo prazo. “O prefeito tem articulado muito bem a questão da saúde. Nós sabemos que a longo prazo teremos um avanço significativo. Graças ao prestígio e arrojo do prefeito e do vice em Brasília, Guaíra ganhou uma Unidade de Pronto Atendimento, que deve ser construída no Fundo de Vale. Entendam que a UPA só vem para municípios com mais de 50 mil habitantes. Então, foi uma vitória. Além disso, teremos em agosto ou setembro o atendimento do Samu, que vai ajudar muito”.

COLETIVA-LEANDRO-DANELON-SEC-SAUDE-GUAIRA11

Ex-secretário

Antes de encerrar a coletiva, o secretário ressaltou a importância do trabalho do antigo gestor. “Quero deixar claro que o Gonçalves continua sendo nosso parceiro. Eu acho que ele estava no caminho certo, mas houve todos esses problemas que mencionamos e uma pressão muito grande. Vendo essa situação, ele e o prefeito acharam melhor fazer uma mudança. Foi uma saída de consenso e ele é servidor de carreira. Acho o ex-secretário uma pessoa de grande conhecimento, um cara que entende tudo de saúde pública. Com certeza ele continuará nos auxiliando”, disse.

O vice-prefeito concordou com Leandro. “O Gonçalves é um servidor extremamente técnico e às vezes é preciso ter um jogo de cintura que o servidor técnico geralmente não tem. O secretário estava no caminho certo, tinha boas intenções. Eu ajudei a criar uma grande expectativa na saúde e vou cumprir com minha promessa. Acho que o Leandro é o nome certo para gerenciar essa pasta tão importante”, encerrou.

Leandro Danelon, secretário municipal de saúde
Leandro Danelon, secretário municipal de saúde

Fonte: Assessoria
Fotos: Portal Guaira