ad

Mês de janeiro/2014 – 17 notificações com 11 casos positivos

Mês de fevereiro/2014 – 176 notificações com 67 casos positivos

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Mês de março/2014 – 415 notificações com 58 casos positivos

Total – 608 notificações com 136 casos positivos de dengue no município

Com esses números, Guaíra está acima do que é preconizado, sendo 96 casos para cada 32 mil habitantes.

O município, através da secretaria municipal de saúde, aguarda a chegada do carro com UBV pesada, popularmente conhecido como “Fumacê”, para auxiliar no combate ao Aedes Aegypti – mosquito transmissor da Dengue.

Segundo o secretário de saúde Leandro Danelon, explicou hoje (25) ao meio dia no programa do comunicador Ademar Pessoa, na Rádio Guaíra AM, muitas pessoas que estão com sintomas da doença, acabam indo direto as farmácias, fazem consultas particulares – ao invés de procurar o Posto de Saúde – e, isso, dificulta o acompanhamento do número de casos. Porém, os números são preocupantes e o setor de saúde guairense segue monitorando diariamente. Acompanhe trechos da entrevista gentilmente cedida pela Rádio Guaíra AM/Programa Ademar Pessoa.

Conforme Danelon, o primeiro foco de Dengue foi no Bairro Parque Hortência e, mesmo com a ajuda do Exército Brasileiro foram retirados mais de 10 caminhões com entulhos, mas o mosquito acabou migrando para outros bairros.

Segundo o secretário municipal de saúde de Guaíra, apesar da epidemia de Dengue que vive o município, os casos são de nível 01 que não oferecem risco de morte as pessoas. Mas apesar disso, a preocupação é grande.

Sobre o fato da Unidade de Saúde estar cheia de pessoas para atendimento em alguns dias da semana ou mesmo nos finais de semana e, muitas vezes, pessoas precisando esperar algum tempo até serem atendidas, Danelon explicou e também disse que a secretaria está providenciando para amanhã, quarta (26) ou no máximo quinta-feira (27), um atendimento específico para pessoas com Dengue ou sintomas, com médico, equipes e medicamentos.

Para o secretário de saúde, as pessoas precisam se conscientizar que a Dengue mata e, pior, se alastra para a casa do vizinho e assim sucessivamente. A colaboração da comunidade é muito importante.

Os sintomas da Dengue são clássicos: febre, dores nas juntas, dor no corpo, no fundo do olho, muitas vezes dores de cabeça. É muito fácil de confundir com uma gripe. Mas na Unidade Central de Saúde de Guaíra, os enfermeiros estão preparados e qualificados para fazer o primeiro atendimento, notificar e solicitar o exame para que a pessoa possa ter certeza que está infectada com o vírus.

Em caso de dúvidas, procure rapidamente um posto de saúde do seu bairro ou a Unidade Central de Saúde de Guaíra, próximo a Estação Rodoviária.

Leandro Danelon e Ademar Pessoa
Leandro Danelon e Ademar Pessoa

Redação Portal Guaíra
Áudio gentilmente cedido pela Rádio Guaíra AM/Programa Ademar Pessoa