Iniciando a semana em plena atividade, na segunda-feira (23), o Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, começou a distribuição dos kits da coleta seletiva, neste primeiro momento, ao bairro São José.

A ação visa fornecer aos cidadãos um kit de materiais para incentivar, fomentar, orientar e apoiar a prática de hábitos sustentáveis em prol da preservação do meio ambiente.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O kit contém um cronograma da coleta, ou seja, um calendário com a programação dos caminhões de coleta seletiva, entulhos e de resíduos. Ainda, possui um ímã para identificar qual dia da semana o cidadão terá o seu material reciclável recolhido pelo caminhão da coleta seletiva.

Vale destacar que o Município de Guaíra investiu mais de meio milhão de reais na construção de um novo espaço para triagem dos materiais recicláveis, a UVR – Unidade de Valorização de Recicláveis, e também sede da ACG – Associação de Catadores Guairenses.

Durante a captação de registros sobre o cotidiano dos servidores dos caminhões de coleta, e trabalhadores na nova sede da ACG, o assessor de Comunicação, Ricardo Lopes, acompanhou de perto a grande necessidade de conscientização por parte das pessoas. “Foi muito triste ver o rapaz que estava no caminhão abrindo uma sacolinha cheia de latinhas que poderiam ser recicladas e vendo elas misturadas com resíduos orgânicos e várias outras coisas. São detalhes que não percebemos, mas que atrapalham e dificultam o trabalho deles”.

O vereador e secretário de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, Luis Ferroquina, reforça: “Nossa equipe irá distribuir diversos kits pelos bairros da cidade, no entanto, a pessoa também pode retirar esse material aqui no CAM ou no ponto ambiental, ao lado do Chafariz. A iniciativa está lançada, agora esperamos que a população contribua com a sua parte e faça a separação correta do lixo. A preservação ambiental é um dever de todos!”.

Portal Guaíra via Assessoria