O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Educação, irá promover nos dias 20 e 21 de julho, o IV Fórum Intermunicipal da Educação de Guaíra. O tema deste ano é: Educador do Futuro, quem é você?

Franciele Danelon, Secretária de Educação anuncia o evento deste ano, falando sobre o desafiador cenário causado pelo coronavírus. “O sistema educacional passa por um momento que exige muita atenção. Os educadores encontram-se cada vez mais abalados e fragilizados, pois, pela primeira vez, precisam quebrar barreiras e inovar nas metodologias de ensino, sem estar em sala de aula. O Fórum foi pensado justamente para atender essa necessidade. Sem preparo específico e sem aviso, estes profissionais foram inseridos em um mundo totalmente novo, o da era digital, e precisamos superar estes desafios.”

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Durante esse período de pandemia a tentativa de superar os desafios diários, foram muitos. Professores fazem uma analogia que “ensinar na pandemia é igual ao desbravamento de uma terra desconhecida.” A busca por meios alternativos de transmitir a educação e cativar a interação com o aluno, que já era difícil presencialmente, agora é uma missão que precisa de encorajamento e muita dedicação.

No entanto, nunca se sabe os perigos e estresses que podem encontrar pela frente. Na sala de aula, o maior perigo e estresse encontrado certamente fora o medo das câmeras, que vem a ser um dos medos mais comuns da humanidade. Professores, encaram a sala de aula, repleta de alunos, mas falar com uma câmera, é assustador e exige treinamento, estudo e muito autocontrole.

Especialistas acreditam que a era digital, de blogueiros e blogueiras, ainda que não consolidada no mundo educacional de vez, promete que veio para ficar.

Pensando nisso, a equipe da Secretaria de Educação planejou um fórum especial para este ano, com palestras voltadas para a temática do mundo digital, o reaprendizado, e orientações de como fazer o novo e educar no futuro. Ainda, será abordado algumas questões sobre o deficit educacional, por meio da adaptação curricular.

A Secretária, Franciele Danelon, destaca o entusiasmo para o evento e convida todos os educadores a participarem, “Este fórum faz parte das ações já consolidadas da nossa equipe, pois, sempre é um sucesso. O cronograma deste ano também estará muito especial e imperdível. Não deixe de participar!”.

O evento será todo online visando as orientações de não aglomeração no combate ao Corona Vírus. Os trabalhadores da educação devem fazer a inscrição pelo link https://ti.guaira.pr.gov.br/forum/ no site do Município de Guaíra ou procurar a Secretaria de Educação entre os dias 06 e 16 de julho.

Portal Guaíra via Assessoria