Diversos indígenas, entre eles homens, mulheres e crianças, invadiram o antigo Mirante, localizado no Bairro Vila Eletrosul, em Guaíra/PR.

Segundo informações, nas primeiras horas da madrugada de hoje (4), índios da aldeia Tekoha Yhovy, chegaram no “Mirante” armados com arcos e flechas e tomaram conta do local.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Nesse momento, os proprietários das terras foram comunicados, assim como o setor policial.

Rapidamente agricultores e simpatizantes se deslocaram até a entrada da Vila Eletrosul, e acompanhavam, atentamente, a manifestação dos indígenas. Eles (índios) reclamavam do desmatamento que estava acontecendo devido à construção de um condomínio.

Com a chegada da Policia Militar, BPFron e Guarda Municipal, o vice-prefeito de Guaíra, Osmar Volpatto, intermediou a negociação para que os manifestantes se retirassem daquele local, o que foi em vão. O coordenador da Guarda Municipal, Edson Auler também acompanhou a movimentação.

A todo momento mais pessoas se aglomeravam para ver o que estava acontecendo e prestar apoio aos agricultores e empresários donos do terreno.

A ACIAG – Associação Comercial e Empresarial de Guaíra, enviou um comunicado aos seus associados, relatando a invasão e convocando, aqueles que pudessem, para comparecer na Avenida Martin Luther King (antiga Vila dos Técnicos). Segundo nota da ACIAG, ela tem tomado sua posição frente aos atuais acontecimentos, na qual sempre pregou e defendeu o direito da
propriedade privada como direito legítimo, como consta em nossa Constituição Federal.

No meio da tarde, quando a situação parecia estar sob controle e os indígenas se prepararam para sair, alguém soltou um rojão, o que deixou os invasores assustados e nervosos.

Um dos proprietários acabou sendo feito refém dos índios, momento em que aconteceu a intervenção dos policiais para acalmar os ânimos. Felizmente ninguém se feriu. E, após toda a confusão, os índios foram embora.

INDIOS-INVADEM-TERRA-NA-VILA-ELETROSUL-EM-GUAIRA01

INDIOS-INVADEM-TERRA-NA-VILA-ELETROSUL-EM-GUAIRA04

INDIOS-INVADEM-TERRA-NA-VILA-ELETROSUL-EM-GUAIRA05

INDIOS-INVADEM-TERRA-NA-VILA-ELETROSUL-EM-GUAIRA06

INDIOS-INVADEM-TERRA-NA-VILA-ELETROSUL-EM-GUAIRA07

INDIOS-INVADEM-TERRA-NA-VILA-ELETROSUL-EM-GUAIRA08

INDIOS-INVADEM-TERRA-NA-VILA-ELETROSUL-EM-GUAIRA09

INDIOS-INVADEM-TERRA-NA-VILA-ELETROSUL-EM-GUAIRA10

INDIOS-INVADEM-TERRA-NA-VILA-ELETROSUL-EM-GUAIRA11

INDIOS-INVADEM-TERRA-NA-VILA-ELETROSUL-EM-GUAIRA12

INDIOS-INVADEM-TERRA-NA-VILA-ELETROSUL-EM-GUAIRA13

IMG_0004

IMG_0005

IMG_0008

IMG_0011

IMG_0021

IMG_0029

IMG_0030

IMG_0031

IMG_0034

Redação Portal Guaíra
Fotos: Flávio Henrique/ONGDIP/Portal Guaíra