A tarde de quinta-feira (08), foi marcada com mais uma solenidade de destaque. O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, realizou a entrega da Ponte sobre o rio Taturi, na Estrada Picadeiro, situada na Comunidade Rural de Água do Bugre.

Esta é uma demanda muito aguardada pela população, em especial a classe de produtores rurais de Guaíra. A ponte que existia na localidade desabou há 38 anos. Desde então, nada foi feito para viabilizar a situação.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A comunidade da água do Bugre foi insistente e em várias oportunidades solicitaram a construção de uma nova ponte. A equipe da gestão Heraldo Trento se comprometeu, ainda durante o pleito eleitoral com o pedido dos moradores. Na fase de elaboração do projeto passou por alguns empecilhos que acabaram barrando a execução da ponte ainda no mandato anterior.

Segundo o Diretor de Agropecuária, Michel Kihara, nesse mandato, essa obra passou a ser prioridade, uma vez que, o desenvolvimento regional que ela pode proporcionar a agricultura é expressivo.

Para o Diretor de Estradas e Rodagens, Zinaldo da Rocha, a importância da construção dessa obra deu-se no fato dela fazer uma conexão entre a área rural de Água do Bugre com as comunidades mais próximas, como a Comunidade do Caximbeiro, Maracaju dos Gaúchos, Linha das Flores e Cruzeirinho, além de ser uma rota para interligar outras localidades com o Município de Terra Roxa, por exemplo.

A ponte construída conta com 15,7m de comprimento na sua totalidade, 6,7m de largura vão livre, 7m de largura total/vão livre + guard rail, e 4,8m de altura livre da lâmina d′água. Ao todo, os investimentos empregados em sua execução foi de R$ 314.180,00.

Segundo o Secretário, Luis Ferroquina, atualmente, sem a ponte, os produtores rurais fazem a utilização da BR163 para trafegar suas máquinas e implementes utilizados em diversas operações na agricultura. Isso, além de causar danos nos equipamentos, faz o trajeto a ser percorrido ser mais extenso e demorado. A nova obra virá para dar praticidade e minimizar o tempo deste translado, evitando ainda a necessidade de transporte dos maquinários e demais utensílios pelo caminhão prancha.

O Vice-prefeito, Gileade Osti, agradeceu o esforço da equipe no planejamento e execução da obra. Destacou que a ponte virá para beneficiar a todos, mas em especial os produtores rurais que a utilizarão com mais frequência, fomentando esta atividade que é destaque em sua produção e fonte de renda.

O Prefeito Heraldo Trento ressaltou que uma das metas da Administração Municipal é dar andamento em atividades de fomento à produção agrícola, e uma delas com certeza é a construção dessa ponte, que há 38 anos estava esquecida. “Este é mais um compromisso firmado com a população e que estamos dando andamento e celeridade na sua execução, ou seja, compromisso feito é compromisso honrado”, enfatizou.

Portal Guaíra com Assessoria