Na mesma semana em que a cidade de Guaíra completa 62 anos de emancipação política, a Igreja Nuestro Señor del Perdón, conhecida como Igrejinha de Pedra, faz aniversário. No dia 11 de novembro de 1934, há exatos 79 anos, foi realizada a primeira celebração no templo.

A comemoração pelos 79 anos da igrejinha, no entanto, ficou para quarta-feira (13), quando tradicionalmente são realizadas as missas e também a data que abre os festejos pelo aniversário do município, que completa 62 anos na quinta-feira, 14 de novembro.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Programação

A missa campal será realizada às 18h30. Os fiéis que passarem em frente à igrejinha serão recepcionados com um bolo de 79 quilos – um quilo para cada ano da igreja – e refrigerantes. “É uma maneira de reconhecermos essa importante data, já que a Igreja de Pedra é um dos principais símbolos e pontos turísticos do município”, explicou o prefeito Fabian Vendruscolo.

O gestor também afirma que um projeto foi cadastrado no governo federal (Siconv) visando uma restauração do histórico templo.

Igreja de Pedra ( Nuestro Señor del Perdón) completou 79 anos no dia 11/11
Igreja de Pedra ( Nuestro Señor del Perdón) completou 79 anos no dia 11/11

Sobre a Igreja

A capela foi construída com pedras encaixadas em estilo espanhol, as telhas originais vieram das ruínas da Ciudad Real Del Guayrá e seus vitrais são argentinos e retratam a catequese praticada aos índios pelos padres jesuítas. A originalidade está nos Santos retratados com feições, armas e utensílios indígenas.

A primeira missa foi realizada pelo reverendíssimo monsenhor Guilherme Maria Ehiletzeck, no dia 11 de novembro de 1934, dia de San Martin de Tours, um santo francês padroeiro dos turistas de todo o mundo.

Portal Guaíra com informações da Assessoria