Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Guaíra, a Igreja Nuestro Señor Del Perdón, a Igrejinha de Pedra, está sendo restaurada.

A recuperação da Igrejinha de Pedra prevê várias etapas e as obras devem ser entregues em novembro, quando a igrejinha completa 81 anos.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Além da restauração do prédio, estão previstas a construção da Casa de Apoio ao Turista (edificação de 80,51 m²) e a melhoria no calçamento no entorno, que contará também com acessibilidade.

Os belos vitrais da igreja foram retirados para restauração. A intervenção está sob a responsabilidade do artista Marcílio Soares, especialista em arte sacra.

Os telhados da capelinha serão todos trocados e o interior passará por um minucioso trabalho de restauração.

Também serão realizadas melhorias na parte elétrica e de iluminação.

Serão gastos na obra R$ 451.167,55. A obra foi viabilizada pelo Ministério do Turismo (cadastro nº 797970/2013), via processo 1012443-83/2013 e tem uma pequena contrapartida municipal.

Fundada em 1934, a Igreja de Pedra é um dos cartões postais da cidade.

Detalhes

A recuperação da Igrejinha de Pedra se dará com várias ações.  Desde pequenas restaurações à criação de casa de apoio turístico. Confira as principais ações previstas:

Criação da Casa de Apoio ao Turista: obra de 80,51m² que prevê a criação de salão para vendas de suvenires, banheiros adaptados, sala de recepção e almoxarifado. Espaço de arquitetura moderna de linhas retas e acabamento texturizado, que se localizará na edificação ao lado/fundo da Igreja;

1ª Etapa: A primeira etapa será marcada por limpezas e restaurações, com destaque limpezas e pinturas na textura de vitrais, troca de telhas danificadas, pintura e recuperação na estrutura em madeira, limpeza e colocação de resina incolor de proteção nas pedras, recuperação paisagística e adaptação de acessibilidade de acordo com a NBR 9050.

2ª Etapa: Com maior intervenção, de acordo com aprovação do COMPAC – Conselho Municipal de Patrimônio Cultural –, a Igrejinha de Pedra terá seu telhado trocado, além da retirada e substituição de alguns vitrais, troca do piso, retirada de 1,5m de reboco das paredes, deixando visíveis as pedras originais pelo lado interno, além de novo calçamento com garantia de acesso para cadeirantes.

RESTAURACAO-IGREJINHA-DE-PEDRA-DE-GUAIRA

RESTAURACAO-IGREJINHA-DE-PEDRA-DE-GUAIRA-2

RESTAURACAO-IGREJINHA-DE-PEDRA-DE-GUAIRA-3

RESTAURACAO-IGREJINHA-DE-PEDRA-DE-GUAIRA-4

RESTAURACAO-IGREJINHA-DE-PEDRA-DE-GUAIRA-5

RESTAURACAO-IGREJINHA-DE-PEDRA-DE-GUAIRA-6

RESTAURACAO-IGREJINHA-DE-PEDRA-DE-GUAIRA-7

RESTAURACAO-IGREJINHA-DE-PEDRA-DE-GUAIRA-8

Portal Guaíra via Assessoria