O Município de Guaíra, por meio da Coordenadoria da Melhor Idade, da Secretaria de Assistência Social, concedeu apoio e amparo aos cidadãos guairenses da Melhor Idade, no período intenso da pandemia do coronavírus. Todas as medidas adotadas respeitaram as restrições sanitárias importas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora Maria Valdir, a equipe assume grande posição de destaque, sendo, inclusive, ponto de referência em toda a região. “Antes da pandemia, mais de 15 atividades eram oferecidas gratuitamente aos idosos, como: aulas de dança de salão, introdução à informática, sala de jogos, bailes, ginásticas, equoterapia, entre outros”, ressalta Maria.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do coronavírus, principalmente para o grupo da melhor idade, os trabalhos ofertados foram suspensos e deixaram de ser estímulo às atividades de convivência, onde passou a ser apoio aos idosos e familiares.

“Perdemos muitos membros do grupo logo no início da pandemia, quando a COVID-19 mais impactou os idosos. Não deixamos eles sofrerem sozinhos, realizávamos visitas de portão para fora e inúmeras vezes choramos sentados no meio fio ao ver os amigos partirem”, acrescenta a coordenadora.

Neste período, o trabalho da equipe passou a ser intenso por meio do WhatsApp. Conforme Maria Valdir, nunca houve a perca de contato com os membros do grupo, com muito amparo e intermediação de ajuda para o necessário.

“Encaminhamos muitas famílias ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, para ter o atendimento profissional de assistentes sociais e psicólogos. Procuramos amigos da sociedade civil que pudessem ajudar financeiramente ou com materiais, ou medicações àqueles que não tinham condições de obtê-los pelas demais vias legais. Amparamos com palavras, mensagens e visitas durante todo o período da pandemia. Foram dias terríveis que, graças à Deus, parece estarmos passando”, finaliza a coordenadora.

Guaíra - Idosos recebem apoio e amparo em período de pandemia • Portal Guaíra Guaíra - Idosos recebem apoio e amparo em período de pandemia • Portal Guaíra Guaíra - Idosos recebem apoio e amparo em período de pandemia • Portal Guaíra

Portal Guaíra via Assessoria