[quote bgcolor=”#b2b2b2″ bcolor=”#dd9933″]Devido às recentes polêmicas envolvendo a questão das demarcações indígenas, está circulando em alguns grupos de Whatsapp a informação de que o IBGE estaria fazendo levantamentos para a FUNAI, o que está totalmente equivocado. Se fosse possível publicar o esclarecimento abaixo no site do Portal Guaíra, seria muito importante para a continuidade dos trabalhos do Censo Agropecuário, que ao contrário das demarcações é muito importante para o setor (Douglas Felipe de Oliveira – Chefe da Agência do IBGE em Guaíra):[/quote]

[dropcap color=”#dd9933″]A[/dropcap]agência do IBGE em Guaíra vem esclarecer os boatos que estão sendo divulgados nas redes sociais de que o IBGE estaria fazendo levantamentos nas propriedades rurais em conjunto com a FUNAI, visando demarcações de terras. O IBGE não tem nenhum trabalho em conjunto com a FUNAI.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O IBGE não faz, nunca fez e nunca fará nenhum levantamento que não tenha como finalidade a produção de informações estatísticas, que servem se subsídio para o planejamento dos diversos setores da sociedade. A Lei 5.534/68 garante que todos os dados fornecidos ao IBGE são sigilosos e somente poderão ser usados para fins estatísticos.

Desde o dia primeiro de outubro deste ano o IBGE está realizando o Censo Agropecuário, onde os recenseadores contratados pelo IBGE visitam todas as propriedades rurais fazendo levantamento de área, produção, características da propriedade e do produtor. O Censo Agropecuário é realizado a cada dez anos e visa conhecermos melhor o setor agropecuário, conhecermos as mudanças ocorridas nos último dez anos, servindo de base para o planejamento das políticas públicas para os próximos anos. É importante ressaltar que neste momento não está sendo levantado o número de moradores. Este levantamento é feito no Censo Demográfico, a ser realizado no ano de 2020.

Em relação ao trabalho dos recenseadores, eles utilizam locomoção própria, logo nem sempre estarão com veículo oficial, porém estarão identificados com colete e crachá do IBGE. A coleta das informações é feita através de Dispositivo Eletrônico de Coleta, também identificado com a logomarca do IBGE. Em caso de dúvidas a respeito da identidade do recenseador, o produtor pode solicitar a identidade e número da matrícula e fazer a verificação no próprio site do IBGE, ou entrar em contato com a agência do IBGE em Guaíra através do telefone (44) 3642-2025.

As informações divulgadas pelo Portal Guaíra foram enviadas pelo Chefe da Agência do IBGE em Guaíra