Hoje é dia de Feira, ou melhor dizendo “FEIRAS” – Feira do Artesão+ Feira de Antiguidades se unem na Praça da Feira.

O Município de Guaíra tem a honra de convidar a todos para prestigiarem mais uma edição da Feira do Artesão nesta sexta-feira (07), que contará com a realização da 1ª edição da Feira de Antiguidades.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A Feira do Artesão é um produto turístico idealizado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, por meio das Diretorias de Cultura e Turismo. O projeto ganhou estrutura ainda em 2019, e tradicionalmente tinha encontro marcado com os fãs do artesanato guairense, sempre no segundo domingo de cada mês, na Praça considerada marco zero de Guaíra, Eurico Gaspar Dutra, conhecida como a Praça do Trenzinho.

Na época de sua criação, a Feira do Artesão nasceu com vários objetivos, um de promover e incentivar o artesanato local e outro de promover o setor turístico por criação de produtos que representassem Guaíra e pudessem ser comercializados a turistas e moradores como “recordação” de Guaíra. Segundo o Secretário, Marcelo Ronnie, a Feira do Artesão teve boa repercussão, chegou a ter mais de 30 artesãos e realmente deu uma nova imagem à praça, tornando o local, naturalmente lindo por sua geografia, em um palco cultural também, dado que durante as feiras, reunia apresentações artísticas e fomentou a divulgação da cultura histórica da cidade, por meio do Museu 7 Quedas, que além de ser suporte à feira, aproveitou do movimento do evento para mostrar o seu potencial histórico.

No ano de 2020, devido à pandemia, a feira do Artesão não pode ser realizada, e em 2021 a Diretoria de Cultura tentou reavivar o evento, mas não encontrou, o que podemos dizer de sorte, pois com as alterações quinzenais das medidas restritivas no enfrentamento do COVID-19, ora podia realizar, ora não, sem contar que quando pode ser realizada o tempo não colaborou.

Mesmo diante dessas barreiras, a Diretoria não desistiu do evento, que para o Município é um dos cartões postais. Em meio a estudos de como reativar a Feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego recebeu uma solicitação de expositores, que antes da pandemia ajudavam na realização da feira de Porta Malas junto ao festival Musinic, de que queriam um espaço para expor seus usados e antiguidades.

Com isso, o Secretário de Desenvolvimento e Emprego, Adriano Richter, criou um projeto para uma feira de Antiguidades fixa, espelhada na feira do Artesão. As duas Secretarias, então, unificaram suas ideias e eventos, e nessa sexta-feira, mais precisamente amanhã, 7 de maio, nascerá um novo evento que une profissionais artesãos e amantes de produtos que contem história.

Feira do Artesão + Feira de Antiguidades é o seu compromisso na noite desta sexta-feira, 7 de maio, a partir das 18h até às 23h, na praça mais famosa da cidade, a Praça Duque de Caxias (Praça da Feira).

Portal Guaíra via Assessoria