Prefeito do Município de Guaíra, Heraldo Trento (DEM)

[dropcap color=”#1e73be”]E[/dropcap]m seu sexto dia de mandato, o prefeito de Guaíra Heraldo Trento convocou uma coletiva de imprensa que aconteceu na manhã desta sexta-feira (6) no Salão de Reuniões do Paço Municipal, com a presença de vários órgãos de comunicação, para relatar as primeiras ações como chefe do poder executivo municipal. Confira os principais trechos da coletiva:

ATENDIMENTO INTERNO

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Heraldo Trento, que respondeu a todas as questões da reportagem do Portal Guaíra, informou que muitas ações internas já começam a ser sentidas, tanto pela população que procura os serviços da prefeitura, como dos servidores públicos.

[quote bgcolor=”#e5e5e5″ bcolor=”#dd9933″]“Estou trabalhando para a descentralização do poder no Paço, estou conversando com todos os servidores para que eles se sintam responsáveis pelas ações do poder administrativo municipal, outra mudança que estou promovendo é a de sair do gabinete para acompanhar de perto o trabalho e me inteirar da real situação do que acontece por todas as secretarias” destacou o prefeito que também disse que essa semana visitou pontos que deverão receber recapeamento asfáltico.[/quote]

Outra medida que o prefeito está tomando é a de diminuir o uso de papeis no relacionamento interno da administração pública.

[quote bgcolor=”#e5e5e5″ bcolor=”#dd9933″]“É inadmissível em plena era digital, estarmos usando papeis, onde o servidor tem que parar seus afazeres para correr em busca de assinaturas. Vamos eliminar isso, nossos departamentos se relacionarão pela internet, assim economizaremos com papel, impressora e combustível” declarou o prefeito Heraldo.[/quote]

Prefeito de Guaíra, Heraldo Trento (DEM)

SAÚDE

Quando questionado sobre quais serão suas principais prioridades para os primeiros 100 dias, Heraldo foi enfático em dizer que será a saúde e que desde segunda-feira (2), por toda a cidade, as equipes de combate a endemias estão visitando as residências dos guairenses para alertar sobre os riscos da proliferação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus, que apesar de estar controlado conforme o LIRA – Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, a população e o governo municipal não devem relaxar com os cuidados.

EDUCAÇÃO

Trento falou que durante este início de ano, as escolas e CMEI’s do município receberão melhorias em seu espaço físico para melhor atender os alunos e professores da rede municipal de ensino. Questionado se seria possível a abertura dos CMEI’s em período das férias, o chefe do executivo disse que neste momento o que pode ser feito é uma análise para um outro momento, pois sabe das dificuldades das famílias que encontram os CMEI’s fechados por motivo de férias e causa certo transtornos aos pais e responsáveis das crianças que tem que procurar pessoas para ficarem com as crianças. Heraldo Trento se diz sensibilizado com esta dura realidade, mas que deve ser considerado que o município neste momento não dispõe de recursos financeiros para manter um quadro de servidores para trabalhar durante as férias de verão. Ele disse que este será um tema que terá atenção especial pela Secretaria da Educação e por seu próprio gabinete.

Outra preocupação do prefeito é a conclusão da chamada Super Creche da Vila Alta, que segundo Heraldo, será concluída no fim do segundo semestre deste ano. O prefeito disse que a demanda de funcionários para a nova unidade de ensino será grande, pois implicará em contratação de novos profissionais de educação e novos estagiários e o município não conta com tal recurso. Uma alternativa que o prefeito pensa em tomar é a terceirização da Super Creche.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

Heraldo Trento afirmou que sonha em ser lembrado como o prefeito que promoveu o espirito empreendedor em Guaíra, mas para que isso aconteça, o prefeito informou a imprensa que em breve toda a estrutura onde hoje se encontra a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, será transferida para uma sede própria, será locado a Secretaria Municipal de Industria e Comércio, junto com a Sala do Empreendedor. Heraldo disse que pretende instalar todos os serviços para o atendimento de empreendedores, empresários e cooperados, a fim de que seja diminuído a burocracia e o tempo com deslocamento de um ponto a outro na cidade. Disse também que planejará uma política de promoção do empreendedorismo e cooperativismo, que vise a geração de novos postos de emprego por toda a cidade.

ORGANIZAÇÃO

Após verificar que o organograma vigente do Município de Guaíra tem quase 15 anos de sua idealização, o prefeito Heraldo iniciou um novo plano de organização de pastas da administração executiva municipal. Trento disse que enviará para a Câmara Municipal de Guaíra nos próximos dias, um projeto de lei que promoverá algumas mudanças na estrutura da prefeitura, uma delas é a unificação em uma pasta a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, já que ambas utilizam o mesmo maquinário e estão locados no mesmo espaço, situados no CAM – Centro de Atendimento Municipal. Outras secretarias também estão em análise para serem unificadas.

FESTA DAS NAÇÕES

A Tradicional Festa das Nações que acontece durante os dias próximos ao feriado do ‘Dia do Trabalho’ (01/05) terá sua data revista pela comissão organizadora deste ano, que ainda não foi nomeada. O prefeito Heraldo comentou que esta é uma sugestão por parte de empresários que patrocinam a Festa das Nações e por parte das pessoas que sempre se dispõe voluntariamente a ajudar em sua realização.

A primeira data a ser avaliada é o aniversário da emancipação política do Município de Guaíra, que acontece em 14 de novembro. Heraldo diz que não está nada definido e que a Festa das Nações terá sua data modificada apenas se sua Comissão Central Organizadora entender que deve ser alterada, junto com o apoio da opinião pública e da população. Ele se diz simpático a mudança da data para novembro, por se tratar de um mês com temperaturas levemente alta e onde o sol prevalecerá por um maior tempo, por se tratar de um período em que os relógios estarão no horário de verão.

GOVERNO ESTADUAL E GOVERNO FEDERAL

O prefeito Heraldo Trento enalteceu o andamento da economia no estado e disse que pretende receber melhores recursos do estado do Paraná do que seu antecessor, Fabian Persi Vendruscolo. Heraldo disse ter um bom relacionamento com o governo estadual e que acredita que isso se refletirá em mais recursos para Guaíra.

Trento também disse que espera uma melhor sensibilidade do governo federal, através da Itaipu Binacional. Um dos seus desejos é que a união através da Itaipu, venha pelo menos investir no turismo e lazer de Guaíra, como subsidiar boa parte, ou em sua totalidade, o projeto da Beira Rio e da revitalização do Centro Náutico Marinas.

O prefeito também disse que trabalhará para trazer recursos para investir na Estrada da Faixinha que há várias décadas não recebe qualquer investimento, seja por parte da União, seja por parte do Estado.

IMPOSTOS

Com o mapeamento predial de Guaíra, muitos proprietários de residências em Guaíra terão seu IPTU aumentado, devido a atualização das áreas construídas. Para o prefeito Heraldo, o montante a mais deverá significar um aumento de 30% na arrecadação do IPTU em seu total.

Outra medida será uma maior fiscalização por toda a cidade, que terá objetivo de inibir o mercado ilegal e informal, entre outras ações que requer fiscalização. Outra que o prefeito deve avaliar, é mais um REFIG – Recuperação Fiscal de Guaíra -, onde os munícipes poderão negociar suas dívidas com o município com desconto ou de formas facilitadas. Prefeito Heraldo demonstrou pouca simpatia a este recurso mas se o quadro técnico apontar que é necessário, ele deverá promover o REFIG durante seu mandato.

FROTA E LEILÃO

O prefeito Heraldo disse durante a coletiva de imprensa que a situação atual da frota do Município de Guaíra é preocupante e que deverá promover neste ano um descarte para leilão de veículos antigos da prefeitura utilizada pelos servidores em suas funções. Heraldo disse que pretende repor com novos veículos a frota do município.

CENTRO POLIESPORTIVO

Prometido em sua campanha, o prefeito Heraldo lembrou de seu compromisso em criar um centro poliesportivo onde se encontra atualmente o Módulo Esportivo. Heraldo afirmou que deverá licitar uma equipe técnica por alguma universidade federal ou estadual para desenvolver um projeto de engenharia, afim de que o Município de Guaíra possa buscar por recursos para a criação do Centro Poliesportivo, que deverá aproveitar todo o espaço do Módulo.

RESPONSABILIDADE COM O DINHEIRO PÚBLICO

Uma das palavras mais repetidas pelo prefeito Heraldo Trento foi “responsabilidade”.

Heraldo disse que procurará atender todas as reivindicações da população que ele e sua equipe entenderem como necessárias, porém com responsabilidade, pois mesmo que entenderem a necessidade de alguma ação, mas que venha de encontro a saúde financeira do município, a ação será deixada para uma outra oportunidade. Trento disse que está procurando a todo custo enxugar os gastos da prefeitura, inclusive está preenchendo os cargos comissionados com servidores de carreira. Sua meta é contar com 1/3 de seus comissionados com funcionários concursados, também sendo uma maneira de prestigiar os servidores da prefeitura em suas mais variadas áreas.

PRÓXIMA COLETIVA

Antes de concluir a Coletiva de Imprensa, o prefeito Heraldo Trento agradeceu a disponibilidade de todos os profissionais da comunicação de Guaíra presentes e disse que ainda este mês deverá acontecer uma nova coletiva, desta vez com os secretários municipais.

Esta foi a primeira coletiva de imprensa convocada pelo atual prefeito Heraldo Trento

Redação Portal Guaíra
Fotos: Jonas Vicente/Portal Guaíra