[dropcap color=”#dd9933″]A[/dropcap]ssim como deverá ocorrer na maioria das cidades brasileiras, neste domingo (1), serão empossados Prefeitos, Vice-prefeitos, Secretários Municipais e Vereadores em nosso município.

A solenidade será na Câmara de Vereadores, com início previsto para às 20h, e deverá atrair a presença de muitos guairenses.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Inicialmente, o vereador reeleito ‘mais idoso’ – Osvaldino da Silveira (PTB) – assumirá os trabalhos, empossando os demais vereadores: Elza Romoda (PT); Sandro Sabino Borges (PP); Agnaldo Tadeu (DEM); [ele mesmo] Osvaldino da Silveira (PTB); Serginho (DEM); Pastor Gilmar (DEM); Alécio da Padaria (PSD); Lumi Suga (DEM); Carlos Czerwonka (PMN); Marlene Dallacosta (PTB); Batista Ilheus (PT).

Na sequência haverá a votação para escolha da mesa diretiva 2017, sendo então escolhido o Presidente da Câmara, Vice-Presidente, Primeiro-Secretário e Segundo-Secretário. Carlos Czerwonka Elza Romoda são os mais cotados para presidir “a casa”, porém, nada está definido.

Encerrada a eleição da Mesa Diretiva, o Presidente eleito dará posse ao Prefeito e Vice-Prefeito – Heraldo Trento e Valberto Paixão da Silva o “Beto Salamanca”.

Conforme estabelecido pelo Cerimonial, após os discursos do Prefeito e Vice, ocorrerá a nomeação dos novos secretários municipais, sendo que vários nomes já foram divulgados pela imprensa: Secretaria de Turismo: Camilla Terron; Secretaria de Fazenda: Antônio Carlos Alves (Toninho); Procurador Jurídico: João Fernando Grecillo; Secretaria de Educação e Cultura: Franciele Danelon; Secretaria de Ação Social: Almir Bueno; Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: Beto Salamanca; Secretaria de Planejamento: Luiz Mitsuo Shiomi; Secretaria de Infra Estrutura: Sinomar Maria Neto; Secretaria de Saúde: Marcos Rigolon; Chefia de Gabinete: Gileade Osti; Secretaria de Administração: Mariana Cândido.

A Secretaria de Esporte e Lazer, sem nome definido, seguirá comandada pelo diretor Thomaz Luiz Zeballos. Já a pasta de Indústria e Comércio, também sem nome para secretário, terá a direção de Adriano Richter.

Segundo uma fonte do Portal Guaíra, próximo ao futuro prefeito, pelo menos nos primeiros 100 dias do governo Heraldo e Beto, o quadro atual dos secretários e diretores não deverá ser alterado, devido a contenção de despesas.

Mas se a divulgação dos nomes dos futuros secretários já causou certo desconforto no cenário político guairense e principalmente nas redes sociais onde o feedback é instantâneo, uma nova discussão deve acalorar ainda mais os ânimos em nossa cidade – a possível mudança da data em que é realizada a Festa das Nações. Mas isso é assunto para uma nova publicação.

Redação Portal Guaíra