ad

[dropcap color=”#dd9933″]N[/dropcap]a última segunda-feira (11), a guarda municipal realizou uma solenidade de entrega de certificados referente ao curso de capacitação para uso de armas não letais. Junto aos certificados também foram entregues as armas Spark e Spray de pimenta, que foram adquiridas pelo Município. O uso das armas tem início imediato pela corporação da Guarda Municipal.

A SPARK é um dispositivo elétrico incapacitante que emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor. Já o Spray de pimenta, é um composto químico que irrita os olhos e causa lacrimejo, dor e mesmo cegueira temporária e são usados geralmente por forças de segurança para controle de distúrbios civis.

O emprego de tecnologias de armamentos não letais é recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e pela Organização das Nações Unidas.

A utilização dos equipamentos tem como objetivo a proteção aos direitos humanos fundamentais, amenizando o sentimento de insegurança da sociedade, reforçando o serviço de prevenção e repressão juntamente aos demais órgãos de segurança no combate à violência e criminalidade.

A Guarda Municipal já recebeu treinamento e todos estão capacitados para usar os equipamentos. As armas não letais foram inseridas no município de acordo com a Lei n° 13.060/2014, que disciplina o uso de tais instrumentos de menor potencial ofensivo, recomendando a priorização à utilização desses instrumentos nas atividades de segurança pública.

Para aquisição das armas não letais foram investidos R$ 31.413,82, oriundos de recursos próprios do Município de Guaíra.

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR