A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, por intermédio da Guarda Municipal, atendeu 105 denúncias referentes a aglomeração e descumprimento das medidas de enfrentamento ao covid-19, neste ano. Cabe ressaltar que a competência para fiscalização do descumprimento do decreto que determina as medidas restritivas, é da Polícia Militar. A Guarda Municipal presta o serviço de apoio, colaboração e reforço ao devido policiamento que o momento necessita.

Dentre os diversos campos de atuação efetivados pela GM, destacam-se a atividade preventiva e permanente pela presença e vigilância dos bens, equipamentos e prédios públicos municipais. Ainda o apoio ao centro comercial e outras diversas áreas urbanas e rurais do Município, com rondas e monitoramentos durante horários críticos.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Ainda, a Guarda Municipal também presta auxílio a outros órgãos, tais como: Polícia Civil, Polícia Militar e DEPEN. O apoio é utilizado tanto em escoltas, operações de revista feminina, quando necessário, e atividades gerais de policiamento.

Diante disso, segundo relatório emitido pela Secretaria, foram 05 ocorrências de atuação em apoio às demandas do Conselho Tutelar, 10 em apoio à UPA, Hospital e Pronto Atendimento, 01 apreensão de drogas/descaminho/contrabando, 06 ocorrências de apoio à Vigilância Sanitária, 02 encaminhamentos aos cuidados do CREAS, 02 ocorrências de furto e/ou roubo, 01 prisão em flagrante, 10 ocorrências de apoio ao Corpo de Bombeiros e/ou SAMU, 05 orientações, 16 ocorrências em apoio à outros órgãos, 08 ocorrências de abordagens para averiguação de possíveis suspeitos, entre outras atividades realizadas.

Segundo o Secretário de Segurança Pública e Trânsito, Castanon Andrade, “A Guarda Municipal vem abrangendo cada vez mais o seu campo de atuação. É de suma importância que estes profissionais sejam cada vez mais valorizados”, destacou.

Para o Vice-prefeito, Gileade Osti, “Guaíra vem se desenvolvendo cada vez mais, é notório que com esse grande avanço, as demandas e ocorrências da nossa Guarda Municipal sejam intensificadas, principalmente agora, com esse apoio na fiscalização sobre o descumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento ao covid-19”, ressaltou.

O Prefeito Heraldo Trento reforça a necessidade de investimentos na segurança pública. “Procuramos cada vez mais investir na segurança do povo guairense, seja através de mais equipamentos, cursos de capacitação ou até a contratação de mais agentes, que já está nos nossos planejamentos”, enfatizou.

Portal Guaíra via Assessoria