O Município de Guaíra, por meio das Secretarias de Assistência Social e de Tecnologia e Sistemas de Informação, inovou, mais uma vez, na questão de levar informações por intermédio de plataforma digital.

O programa Subsidium é uma plataforma digital consciente que irá realizar, de modo distante e seguro, ações voltadas às famílias beneficiadas com moradias pelo Projeto de Requalificação Urbana e Redução do Déficit Habitacional, que é realizado em parceria com o Governo do Estado e a Cohapar – Companhia de Habitação do Paraná.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A ação nasceu devido à pandemia gerada pelo coronavírus. O projeto exigia que cada família que recebesse a moradia deveria ter acesso às informações pertinentes ao bom uso dos serviços da localidade e também da melhor forma de utilizar e manter o imóvel.

Diante disso, por uma reunião da Câmara Técnica, composta por membros do Comitê Local e do Municipal, do Programa Nossa Gente Paraná, analisaram e buscaram meios alternativos para que a informação fosse levada até as famílias contempladas, sem infringir as normas sanitárias impostas pela pandemia.

Influenciados por outros trabalhos semelhantes já realizados pela Secretaria de Tecnologia de Informação junto com outras Secretarias, a Diretoria de Habitação, os procurou para a elaboração de algo que atendesse a demanda do projeto habitacional. Para isso, trabalharam arduamente na criação de uma plataforma digital chamada de Subsidium. Uma ferramenta tecnológica exclusiva, que irá contar com vídeos de instruções e dicas de cada segmento, seja: educação, segurança, saúde, assistência, etc.

Segundo a Assistente Social da Diretoria de Habitação, Kelly Martinelli, a iniciativa obteve destaque regional, pois nos demais municípios outras maneiras foram encontradas para dar aos moradores o acesso às informações, porém, nenhuma utilizou o meio tecnológico como o que o Município de Guaíra criou.

Para o Diretor de Habitação, Bruno Bazoti Gabarão: “Esse comprometimento das equipes faz parte de uma das metas da Administração Municipal que visa incentivar políticas públicas voltadas a área da assistência em habitação e moradia”.

Neste sistema, um membro de cada família beneficiada terá um usuário cadastrado com login e senha, para ter acesso a todo o conteúdo programático disponibilizado por aulas/palestras e questionários. Esse conteúdo será disponibilizado conforme o cronograma de datas estipulada pela equipe da Diretoria de Habitação.

O beneficiado deverá acessar esse sistema por um aparelho celular, computador, ou qualquer outro dispositivo que tenha navegador com acesso à internet. Caso tenha dificuldades ou não tenha acesso à internet, deve procurar o CRAS — Centro de Referência de Assistência Social, onde terá um espaço próprio para a realização das atividades e acompanhamento dos conteúdos, seguindo todos os protocolos sanitários necessários.

Para validar a presença, o usuário deverá assistir o conteúdo da plataforma, assim, automaticamente, terá o registro computado. Todas as presenças e formulários preenchidos irão gerar um relatório próprio, que serão analisados pela equipe técnica que gerencia o sistema, para verificar se realmente o beneficiado está acompanhando e realizando as atividades propostas.

Anderson Barbosa Perez, Secretário de Tecnologia e Sistemas de Informação, destaca: “É importante ressaltar que esse sistema poderá passar por atualizações, caso necessário, pois, o intuito do projeto é trazer inovações no atendimento e assistência às famílias beneficiadas”.

O projeto será realizado nesse modo “virtual” enquanto perdurar o estado emergencial de saúde causado pela pandemia do vírus covid-19. Todas as medidas planejadas são em prol da saúde e bem-estar de toda a população.

Portal Guaíra via Assessoria