Row of Jail CellsO Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, confirmou na semana passada a construção de duas unidades prisionais em Guaíra.

Os projetos foram concluídos e encaminhados para a Caixa Econômica Federal, que deverá fazer Laudo de Análise de Empreendimento e autorizar a liberação dos recursos. A previsão é de que essa etapa seja cumprida em um prazo de 15 dias, depois do que terá de ser feito ainda o processo de licitação.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A cadeia pública terá um espaço de 3.741 metros quadrados e capacidade para abrigar 382 detentos. Já a unidade de regime semiaberto terá 1.717 metros quadrados e capacidade para 216 detentos. De acordo com a Secretaria, o local escolhido para construção da cadeia pública e da unidade de regime semiaberto foi o loteamento Companhia Mate Laranjeiras.

A obra será viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional, do Governo Federal. O dinheiro está reservado desde dezembro de 2011. O Ministério da Justiça deverá entrar com R$ 130 milhões e o governo do Estado com outros R$ 30 milhões.

As obras da nova cadeia pública e de uma unidade de regime semiaberto serão iniciadas em 2014.

Com informações do jornal O Paraná