[dropcap color=”#dd9933″]A [/dropcap]Secretaria de Saúde inaugura hoje (28) a unidade Materno-Infantil Dr. Paulo Celinski. A inauguração da obra será realizada às 16h (praça João XXIII).

A materno-infantil nasceu com o objetivo de suprir a carência de serviços para o público infantil e, consequentemente, suas mamães. Será referência às gestantes de risco intermediário, gestantes de 37 semanas, puérperas e crianças.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A unidade é especializada em ginecologia, obstetrícia e pediatria, além de promotora de ações multidisciplinares com enfermeiras, nutricionista, educador físico e farmacêuticos.

Na materno-infantil serão realizadas palestras, atividades coletivas e atendimento individual. O prédio possui 2 consultórios de ginecologia e 01 de pediatria. Além dos atendimentos médicos, serão ofertados testes rápidos, liberação de mamografia e exames complementares.

A solenidade contará com a presença de autoridades e também da senhora Ilda Furlanetto Celinski, viúva do médico Paulo Celinski, que faleceu no ano passado aos 64 anos, vítima de câncer, e batiza o nome do prédio. Natural de Curitiba, Celinski chegou a Guaíra em 1979 como médico tenente do Exército. Serviu até 1980. Entre 1980 e 1984 atendeu no Hospital Santa Rita, além de comunidades rurais e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Em sociedade com os médicos Jonas José Blanco, Daniel Honorato de Barros, João Alberto Twardowski e Waldir de Paula Peres fundou o Hospital São Paulo em 1984, onde atuou até 2015. Também foi médico atuante no setor público, tendo realizado mais de 11 mil partos e cesárias.

Além de médico, foi vereador na legislatura 1993-1996, tendo concorrido ainda ao cargo de vice-prefeito em duas oportunidades.

De acordo com o prefeito Heraldo Trento, “a homenagem é justa e emblemática”. A opinião é compartilhada pelo secretário de Saúde, Marcos Rigolon. “Metade desta cidade praticamente veio ao mundo pelas mãos do Paulo”, diz. “Sentimos muito a falta dele, mas seu legado e exemplo continuam conosco. Esta homenagem busca eternizá-lo como grande médico e cidadão guairense”, conclui.

A Unidade Materno-Infantil está localizada na praça João XXIII, centro, ao lado da Unidade Central de Saúde.

Além da inauguração, o governo municipal fará a entrega de dois veículos, sendo uma ambulância e um utilitário que será destinado aos agentes de endemias.

Portal Guaíra via Assessoria