Mais de 2 mil pessoas de toda a região participam do fórum (foto: Carlos Gurjão/PG)

Milhares de pessoas participam desde às 08h30 deste sábado (22) em Guaíra, de mais um debate sobre direito à propriedade e regularização fundiária em área de fronteira.

O evento está sendo realizado no Salão da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, na Avenida Coronel Otávio Tosta, número 155, ao lado da Rodoviária, região central do Município, e deve se estender até o início da tarde.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O fórum conta com a presença de membros da Subcomissão de Assuntos Fundiários da Câmara dos Deputados, entre eles os deputados federais Sérgio Souza, Dilceu Sperafico e Osmar Serráglio.

A intenção é aprofundar debates já realizados na região, o mais recente deles em Cascavel e que tratou sobre as consequências das invasões de terras produtivas por indígenas e por membros do Movimento Sem-Terra.

Durante o fórum aqui em Guaíra, líderes do setor produtivo irão defender agilidade na aprovação de dois instrumentos legais considerados indispensáveis para reforçar o constitucional direito à propriedade e para restabelecer o clima de segurança e paz no campo.

Eles vão pedir aos representantes da Subcomissão que acelerem a aprovação das PECs (Propostas de Emenda Constitucional) de números 71 e 215.

A PEC 71 tem como síntese o seguinte: que, em caso de desapropriação de terra para demarcação indígena, então que o dono receba pelas benfeitorias e também pelas terras, segundo o valor de mercado.

Já a de número 215 pede para que o tema associado a novas demarcações seja de responsabilidade do Congresso Nacional, e não da Funai, como ocorre atualmente.

Guaíra foi escolhida pelos membros da Subcomissão por estar no epicentro de mais um polêmico estudo antropológico da Funai.

GUAIRA-FORUM-DIREITO-A-PROPRIEDADE-PRIVADA-5

GUAIRA-FORUM-DIREITO-A-PROPRIEDADE-PRIVADA-6

GUAIRA-FORUM-DIREITO-A-PROPRIEDADE-PRIVADA-7

GUAIRA-FORUM-DIREITO-A-PROPRIEDADE-PRIVADA-8

GUAIRA-FORUM-DIREITO-A-PROPRIEDADE-PRIVADA-9

GUAIRA-FORUM-DIREITO-A-PROPRIEDADE-PRIVADA-10

forum-de-debates-em-guaira-pan

GUAIRA-FORUM-DIREITO-A-PROPRIEDADE-PRIVADA

GUAIRA-FORUM-DIREITO-A-PROPRIEDADE-PRIVADA-2

GUAIRA-FORUM-DIREITO-A-PROPRIEDADE-PRIVADA-3

GUAIRA-FORUM-DIREITO-A-PROPRIEDADE-PRIVADA-4

Redação Portal Guaíra
Fotos: Agnaldo Caetano/Carlos Gurjão/TRXOnline/Portal Guaíra