LUIS FERROQUINA RECEBE O PRÊMIO QUALIDADE TOTAL 2022

Guairense nato do interior do município, Luis Carlos de Lima, ou o Luis Ferroquina (como é conhecido pela maioria), têm empregado a sua marca pessoal na forma que desempenha o seu trabalho na vida pública.

VEREADOR ELEITO

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Vereador eleito com a segunda maior votação do último pleito eleitoral, Ferroquina aceitou o convite para compor a equipe técnica da gestão 2020-2024 do prefeito Heraldo Trento. A pressão da tomada de decisão naquele primeiro momento, deu espaço para a felicidade de poder contribuir com o desenvolvimento de Guaíra. E parece que o saldo foi positivo, já que recentemente, Luis Ferroquina foi eleito pela Impacto Pesquisas, de Umuarama, como o secretário municipal mais atuante.

“Eu não me lancei candidato a vereador na expectativa de vir a ser chamado para entrar na administração. Por isso, quando me convidaram, eu tive que conversar com meus amigos, apoiadores e a minha família, para ter a certeza da decisão que tomaria”, declara Ferroquina.

INÍCIO DA VIDA PÚBLICA

O currículo do secretário é longo. Morador da comunidade do Cruzeirinho, filho do popular Ferroquina, que também foi secretário municipal e vereador, desde cedo aprendeu a lida do campo, trabalhou na roça e chegou a gerenciar fazendas. Mais tarde, durante a gestão do ex-prefeito Fabian, entrou para a vida pública, nesta época começou a entender o funcionamento da máquina administrativa.

“Eu nunca tive medo do trabalho, andei pelo estado de São Paulo, pelo Paraguai, e com isso fui ganhando experiência. Sempre fui uma pessoa bem responsável por onde passei, mas no governo municipal aprendi a importância de zelar pelo bem público. Na administração nós estamos trabalhando com os recursos dos contribuintes, com os sonhos e desejos do cidadão, então é preciso ter respeito”, ressalta.

SECRETÁRIO

Com um pensamento austero e com uma capacidade criativa para encontrar soluções, Ferroquina tem se destacado pela forma que resolve os problemas relacionados à infraestrutura do município.

“Na primeira gestão do Heraldo, quando assumi o departamento de obras, ele me pediu que ajudasse a resolver um problema crônico que era a falta de manutenção da malha asfáltica. Na época eu não entendia muito bem sobre o assunto, mas pedi um tempo e fui estudar, participar de treinamentos, quando voltei, pedi uma chance ao Heraldo para apresentar uma nova técnica que resolveria o problema e geraria economia para o município. Heraldo gostou do que viu e estou aqui até hoje”, confessa Luis Carlos.

Após três anos como diretor e quase dois como secretário, LuisFerroquina começou a colher o fruto de um trabalho intenso que plantou. “Junto com o prefeito heraldo Trento e o vice, Gileade Osti, começamos a correr atrás de recursos, nossa sorte que encontramos apoio através do deputado estadual, Hussein Bakri e do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que nos deram todo o apoio necessário para que pudéssemos avançar em nossa gestão”.

PARCERIAS

A parceria com o Governo do Estado, com o Governo Federal e a Itaipu Binacional, rendeu a Guaíra uma quantidade de recursos nunca vista na história do município.

A implantação do Parque do Lago Manuel Nunes Lourenço é talvez a obra mais significativa desta gestão. “Nós pegamos uma área central que estava degradada e conseguimos transformar em uma área de lazer para população, agora estamos ampliando as galerias pluviais existentes na cidade para tentar sanar um problema crônico de inundação em alguns bairros importantes da cidade”, detalha.

Na área de infraestrutura se destaca também o número significativo de recapeamento asfáltico das principais avenidas, como a pavimentação da rua Albino Guzella e da Avenida Marginal, um trabalho fruto de convênios com o Governo do Estado do Paraná e repasse de verbas na casa dos R$ 5 milhões.

As parcerias se estendem também para a área rural com a Itaipu Binacional, para a readequação de estradas rurais, cascalhamento, pavimentação asfáltica e agora construção da ligação estratégica entre a comunidade rural do Distrito de Dr. Oliveira Castro e BR-163 por meio de pedras poliédricas.

Na área ambiental, a Itaipu é responsável também por colaborar com as práticas conservacionistas. As ações envolvem a recuperação de mata nativa, o plantio de árvores e a doação de mudas, além da relocação de estradas na faixa de proteção. Outro grande investimento são as recuperações de microbacias, nesta gestão municipal já são três adequações.

MENINA DOS OLHOS

Mas de todos os investimentos, a Unidade de Valorização de Recicláveis é a menina dos olhos do Ferroquina. A UVR foi inaugurada nesta gestão na Vila São Francisco e é uma espécie de usina de reciclagem “Esta unidade está gerando renda aos agentes ambientais da Associação de Catadores Guairenses. Ela dá a correta destinação ao lixo reciclado, promovendo a vida útil do aterro sanitário e acima de tudo, colabora para tornar a cidade de Guaíra ainda mais sustentável”, enaltece Luís.

Para o secretário, quando a parceria é forte, os resultados acontecem. “Eu fico muito feliz de poder fazer parte deste processo de desenvolvimento responsável, sustentável e de futuro. Quero deixar a minha marca. Lá na frente quero que as pessoas olhem para o meu trabalho e saibam que juntos, conseguimos transformar a nossa cidade num lugar de destaque no cenário nacional”, pontua.

Redação Portal Guaíra