O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, realizou tratamento médico veterinário em Falcão-Cauré.

Segundo o médico veterinário e coordenador de Fiscalização Ambiental, Julio Cesar Juvenal, um Falcão-cauré (Falco rufigularis), foi encontrado em via pública por um cidadão, e encaminhado ao Centro de Controle Animal.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Em exame clínico realizado no animal, foi constatado que o mesmo havia sofrido lesão neurológica, e apresentava desiquilíbrio, não conseguindo manter em estação (em pé), permanecendo com a cabeça voltada lateralmente.

O animal passou por tratamento e esteve internado sob cuidados veterinários durante dois meses. “Após a recuperação dos sinais neurológicos, foi realizada seções de fisioterapia para fortalecimento da musculatura de voo associada a técnicas de falcoaria para recuperação do animal”, informou Julio.

Julio acrescenta que, após trabalho intenso de toda a equipe, o falcão foi reintroduzido, ou seja, devolvido à natureza. “O falcão-cauré é uma ave de ampla distribuição no país, porém de difícil visualização em nossa cidade. É um caçador hábil que na natureza e se alimenta de insetos, roedores, morcegos, pássaros e pequenos lagartos. As aves de rapina só podem ser reintroduzidas na natureza se estiverem em plena capacidade física, para que possam ter sucesso na captura de suas presas e sobreviverem em vida livre”, finaliza o médico veterinário.

O vereador licenciado e secretário de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, Luis Ferroquina, junto ao Diretor de Meio Ambiente, Luiz Vieira, participaram do processo de soltura da ave. “É muito gratificante poder ver o animal recuperado, tratado e cuidado sendo devolvido ao seu habitat, a própria natureza. É mais gratificante ainda saber que ele recebeu todo esse cuidado no Centro de Controle Animal, um espaço que cada vez mais conquista vitórias na recuperação dos animais da nossa fauna”, destaca Luiz Vieira.
Para Luis Ferroquina, ainda que não inaugurado oficialmente, o Centro de Controle Animal já desempenha um importante papel na preservação dos animais na cidade: “Em breve faremos a solenidade de inauguração do espaço. Ainda assim, o Centro é hoje o local adequado para garantir que o direito dos animais seja cumprido. Lá, os animais recebem toda a atenção necessária”.

Guaíra - Falcão-Cauré é tratado no Centro de Controle Animal • Portal Guaíra

Portal Guaíra com Assessoria