Na última semana, o Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou o terceiro encontro com as famílias beneficiadas com o Projeto de Redução do Déficit Habitacional, do Programa Nossa Gente Paraná.

Estas famílias serão contempladas com 21 casas em construção no bairro Jardim Belvedere, e todo o processo de seleção ocorreu sob análise técnica da equipe da Secretaria de Assistência Social e colaboradores.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo a secretária da pasta, Lumi Suga, os encontros vêm ocorrendo presencialmente, e possuem o objetivo de articular, espaços de reflexão com a família para além da casa nova e do momento de vislumbrar o bem viver, identificando as mudanças desejáveis, possibilidades e desafios. “Isso se dá pelo reconhecimento dos elementos impulsionadores, como, por exemplo: habilidades, competências, hábitos e práticas que favoreçam as interações interpessoais e comunitárias, intenções, valores, esperanças e compromissos, expectativas socioculturais mais amplas. Assim, valorizando a sabedoria local, resgatando e/ou construindo o histórico e a identidade familiar e coletiva”, destacou.

As famílias assistem vídeos informativos remotamente, através de uma plataforma própria desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia e Sistemas de Informação, sobre assuntos das áreas de Educação Sanitária, Relações de vizinhança, cuidado com os animais e outros.

Algumas famílias participam das oficinas de geração de renda, promovidas recentemente pela SEMAS, como a de Técnicas de Fabricação de Hambúrguer Gourmet, Elaboração de Doces, e Panificação Básica.

“O trabalho social realizado com as famílias guairenses, inclusive, são exemplos de boas práticas para os demais municípios paranaenses participantes do projeto”, enfatizou Lumi.

Na última reunião, a psicóloga do CRAS — Centro de Referência da Assistência Social, Dayara Freitas, abordou o tema: “O que levar para minha nova casa”, com reflexões sobre o processo de mudança, encorajamento de novas atitudes que promovam mudanças internas nos beneficiados.

Na oportunidade, foram utilizados recursos audiovisuais, metodologia com temáticas específicas para o trabalho social com famílias e técnicas de assimilação.

Além dos participantes do projeto, participaram do momento: secretária de Assistência Social, Ligia Lumi Tsukamoto Suga; assistente social e coordenador do Programa Nossa Gente em Guaíra, Fernando Vilhalva; assistente social da Diretoria de Habitação, Kelly Martinelli; e a diretora de Proteção Social Básica, Ana Rosa Dias Guterres.

Portal Guaíra via Assessoria