Na manhã da última quarta-feira (16), o Vice-prefeito Gileade Osti, acompanhado do Secretário de Segurança Pública e Trânsito R. F. M. Castanon Andrade, estiveram presentes na Câmara Municipal de Guaíra, para tratativas acerca da segurança pública na cidade.

Participaram da reunião todos os vereadores, membros da sociedade civil, e representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Batalhão de Polícia de Fronteira, e Guarda Municipal.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Em suma, os vereadores abordaram alguns questionamentos sobre o andamento da atuação policial na cidade e como isso poderia ser ampliado. Eles foram respondidos por cada instituição de segurança em seu campo de ação.

O Secretário R. F. M. Castanon Andrade apresentou uma estatística de ocorrências em Guaíra, realizadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, referentes ao primeiro trimestre (janeiro, fevereiro e março), e em comparação ao ano de 2020. “A SEMST e o Município tem buscado trabalhar com todas as instituições, buscando soluções para os diversos problemas. O tema Segurança Pública é muito complexo e não existe solução simples para este assunto, se não a união de forças e muito trabalho de todas as instituições e também do Município.”

Conforme os dados repassados, dentre as principais ocorrências na cidade, foi apresentado um decréscimo, ou seja, diminuição de 18,92% nos casos envolvendo aquisição, venda, fornecimento e/ou produção de drogas; em situações de 12,50% em ameaças; 57,14% nas ocasiões em que foram drogas para o consumo pessoal; 63,13% nos furtos de veículos; 50,70% em casos de lesão corporal; 66,67% de perturbação da tranquilidade; 8,70% nos roubos, cabe destacar que roubo ocorre quando há o emprego de violência ou grave ameaça no ato, caso contrário trata-se de furto.

No entanto, houve um crescimento nas demandas envolvendo roubos de veículos de 37,50%; furtos no geral 4%; e perturbação do trabalho ou sossego alheio em 15,38%. Para crimes dolosos, ou seja, quando há intenção de matar, os índices não apresentaram variação.

O Vice-prefeito, Gileade Osti, destacou que o Executivo Municipal manteve tratativas com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Coronel Marinho, que inclusive veio pessoalmente, em mais de uma ocasião, ao Gabinete do Prefeito Heraldo Trento, na tentativa de viabilizar e dar celeridade no tema em questão. “Buscamos todos os meios institucionais de aumentar a segurança pública dos nossos cidadãos. Alguns fatores como os remanejamentos de agentes e a falta dos próprios efetivos, tanto no âmbito municipal quanto estadual e federal, já estão sendo agilizados por meio dos diversos concursos públicos em andamento, mas que por conta da pandemia gerada pelo covid-19 sofreram alguns atrasos e outros empecilhos. No entanto, claro, isso não nos impediu de realizar buscas de meios alternativos para dar andamento nesta demanda”, ressaltou Gileade.

Portal Guaíra via Assessoria