ad

[dropcap color=”#1e73be”]A[/dropcap] Secretaria de Educação por intermédio do Departamento de Educação Especial, anunciou nesta tarde que as inscrições para as aulas do projeto Falando com as Mãos estão abertas.

Depois do sucesso do primeiro módulo realizado em 2018, o Departamento de Educação Especial, programou para 2019 dois módulos, sendo um para aprofundamento e outro introdução no curso de libras.

Falando com as Mãos é um projeto que visa ofertar gratuitamente o conhecimento da linguagem universal das mãos, conhecida como libras, utilizada para comunicação com pessoas com deficiências auditivas. Em Guaíra o curso tem como prioridade alfabetizar em libras, os familiares, profissionais da educação e da saúde, para que ruídos na comunicação com os deficientes auditivos sejam cada vez menores e os mesmos possam obter um melhor atendimento na rede de serviços municipal e dentro do núcleo educacional e familiar.

Elianara Falci, diretora da Educação Especial conta que houveram alguns aprimoramentos para este ano. “O projeto Falando com as mãos teve muito êxito no módulo 1 em 2018, onde os alunos tiveram o primeiro contato com o curso de libras. Considerando esse êxito e a procura por esse conhecimento, a professora Sandra Saucedo junto com a Secretaria e o Departamento de educação especial, decidimos ampliar o curso. Repetiremos o módulo 1 para novos alunos e os alunos que já cursaram em 2018 a Introdução à Libras, poderão continuar o aprendizado no módulo 2. Isso é uma grande conquista para a Educação Guairense. Estamos visando a inclusão não só de alunos, mas de uma sociedade. Queremos que a comunicação seja utilizada em seu todo e não seja um empecilho entre as pessoas com deficiência auditiva e seus contatos, seja na educação, ou na família ou na rede de serviços públicos. Já pensou que bom será, quando todos puderem se comunicar sem ruídos? Nós imaginamos esse momento e estamos trilhando o caminho para que no futuro isso possa ser realidade. Esse ano as aulas serão realizadas na Escola Municipal Duque de Caxias, quem tiver interesse deve procurar a escola no período vespertino entre às 13hs30min e 16H, entre os dias 07 e 14 de fevereiro”.

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR