A Estratégia de Saúde da Família iniciou neste mês de fevereiro o acompanhamento do Programa Hiperdia nos bairros que fazem área de abrangência da Unidade de Saúde da Vila alta.

O Hiperdia é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos captados em todas as unidades ambulatoriais do SUS. Ele gera informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

De acordo com a enfermeira Simone Mickos, são realizadas orientações coletivas e individuais, aferição da pressão arterial, glicemia capilar, entrega de medicamentos para hipertensão e diabetes (farmácia básica), e encaminhamentos para atendimento médico daqueles cuja pressão arterial e glicemia capilar apresentem alteração. “O momento também é importante para a realização de programas de educação em saúde”, completa.

A ESF-Vila Alta realiza mensalmente, sempre nas segundas-feiras, o acompanhamento no Parque Hortência, São Domingos, Vila São Francisco e Vila Alta. “Contamos com as visitas dos agentes comunitários de saúde para repassar as orientações e informações referentes ao dia do encontro e também para o acompanhamento do paciente diretamente em suas casas”, explica Simone.

Fonte: Assessoria