O Município de Guaíra está com vários cursos de capacitação em atividade e alguns prestes a iniciar. Com o objetivo de dar opções aos guairenses que querem aprender uma nova profissão e se inserir no mercado de trabalho, estão sendo disponibilizados os cursos de iniciação à informática e costura industrial moda bebê (em parceria com o Senai).
No mês que vem começam os cursos para soldador, eletricista (Senai), auxiliar administrativo (Senat), assistente de cabeleireiro e manicure/pedicure (Senac). Em julho, iniciam os cursos de higiene na manipulação de alimentos e boas práticas de fabricação. Ainda sem data, mas já confirmados, estão também os cursos para pedreiro de alvenaria, aplicador de revestimento cerâmico e pintor de imóveis.
Para a coordenadora da Escola do Trabalho, Katiúscia Andreis Boeira da Silva, os cursos dão opções aos guairenses. “São cursos em diferentes áreas, e todos abrem um grande leque no mercado de trabalho”, diz.
Há ainda os cursos vinculados ao Projovem (destinados aos jovens entre 18 e 29 anos), de administração, saúde, turismo e serviços pessoais.
Nestes últimos cursos, os do Projovem, o participante tem mensalmente o auxílio financeiro no valor de R$ 100 durante seis meses. O pagamento é condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades do mês. Do total das vagas oferecidas, 10% são destinadas a pessoas com deficiência não impeditiva ao exercício da atividade laboral.
Além de ter entre 18 e 29 anos completos, o aluno deve estar desempregado; ser membro de família com renda mensal per capita de até um salário mínimo; estar frequentando (ou ter concluído) o ensino fundamental ou médio e não estar cursando (ou ter concluído) o ensino superior.
Além do auxílio financeiro, os alunos tem direito a lanche, transporte e kit estudantil (mochila, estojo, caderno, lápis, borracha e caneta).
O Município investiu R$ 62 mil na aquisição dos cursos profissionalizantes.
Fonte: Assessoria