ad

samuUma equipe do SAMU de Guaíra/PR, atendeu por volta das 18h45 de domingo (16), um bebê com parada cardíaca.

Segundo informações apuradas pela equipe do Portal Guaíra, a família em desespero estava transportando a criança em veículo próprio, quando foi interceptada no “meio do caminho” pela equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU – Médico, Enfermeiro e Socorrista -, assumindo os procedimentos de reanimação. Foram 05 longos minutos até o bebê ser ressuscitado.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A causa da Parada Cardíaca não foi identificada, porém, graças ao rápido trabalho do SAMU, ela foi revertida com sucesso.

Após os primeiros socorros, o bebê foi encaminhado para atendimento na Unidade Central de Saúde, onde foi estabilizado e preparado para o transporte. Como não havia mais condição de luminosidade para o envio de helicóptero – que chegou a ser cogitado pela central de regulação em Cascavel – e, devido à gravidade do problema, foi conseguido uma vaga na UTI Pediátrica do Hospital Universitário em Cascavel, mesmo antes de informações sobre o quadro do paciente. O transporte ocorreu na Unidade de Suporte Avançado (USA).

O quadro da vítima de apenas 6 meses de vida é grave, porém, estável. A família reside no Parque Anhembi aqui em Guaíra.

Conforme informações de especialistas, o trabalho do SAMU de Guaíra em todas as fases, desde identificar a parada na regulação; a orientação de manobras pelo telefone; o envio da USA que atendeu conforme protocolos internacionais, conseguindo a reversão do quadro; preparação do paciente e transporte, foi a única chance que a criança teve de sobreviver.

O menino já está internado na UTI Pediátrica do Hospital Universitário em Cascavel.

Redação Portal Guaíra