ad

Na tarde de ontem (03) a Secretaria de Saúde, por intermédio do Departamento da Vigilância Sanitária, realizou a entrega oficial da Unidade Móvel Veterinária.

A solenidade para marcar a entrega e inauguração contou com a presença do Prefeito Heraldo Trento, acompanhado da esposa Elyeth Trento, o Secretário da Saúde Marcos Rigolon, o Coordenador da Vigilância Sanitária Julio Cesar Juvenal, a Presidente do Legislativo, Ligia Lumi Suga, a Representando do Grupo Vida Animais, Karina Bach, e servidores e Munícipes amigos dos animais.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos consiste em ofertar a castração gratuita de animais por meio de um procedimento cirúrgico realizado por Médico Veterinário na Unidade Móvel Veterinária. Também faz parte do programa campanhas de educação sobre posse responsável de animais. Todos os animais castrados serão microchipados e receberão o cartão de registro do animal.

A Unidade Móvel Veterinária é um trailer não-motorizado equipado para funcionar como um centro cirúrgico, cuja finalidade única é realizar serviços de castração de cães e gatos do Município de Guaíra.

A conquista do programa Controle Populacional de Cães e Gatos ao Município de Guaíra partiu da união de vários defensores dos animais, entre eles, Dona Elyeth Trento e Grupo Vida Animais, e o Médico Veterinário do Município, Julio Juvenal. O pedido oficial ao Prefeito, para adquirir o programa partiu do Coordenador da Vigilância Sanitária.

O Prefeito tendo a ideia em mãos buscou recursos no Estado onde coincidiu com um projeto d Deputado Osmar Bertoldi que visava destinar verbas de R$120.000,00 reais para as cidades usarem na compra de veículos que viessem a serem utilizados como unidades veterinárias. A conquista definitiva se deu pelo trabalho e persistência do Prefeito defendendo os critérios que mostraram que Guaíra era merecedora.

Na solenidade de ontem (03), foi realizada a entrega do primeiro Cartão Animal para a Platina, que já está com as vacinas em dia e possui o microchip.

O programa de Controle Populacional de Cães e Gatos possui 4 fases formadas pela, educação, castração, construção do canil e posse consciente de animais. A fase de educação já está sendo aplicada nas escolas por meio da distribuição de materiais informativos, e teatros sobre a castração. A Unidade vem para atender essa demanda e o Município se encontra na fase de projeto da construção do canil.

Na semana que vem a plataforma para cadastro estará pronta, desta forma, os Munícipes que se encontrarem destro dos requisitos necessários para participação do programa poderão participar e dar sequência ao programa de tamanha importância.

Saiba quais são os requisitos para participar do programa acessando o link: http://www.guaira.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368vfb0&id=5353

Portal Guaíra via Assessoria