A Secretaria Municipal de Educação realiza nesta quinta-feira (27), pela primeira vez em Guaíra, a Conferência Nacional de Educação (Conae).

O evento já tem mais de 350 inscritos e será um dos maiores de toda a região. Para organizar tão importante evento, o Município de Guaíra tem realizado uma série de reuniões para delinear estratégias de ação e organização. A secretaria recebeu inclusive a ajuda da representante do Conselho da APP Estadual, Maria Madalena Ames. Desde abril, o município está organizando encontros periódicos para pensar a conferência.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

conae1

A Conae é um evento aberto e de mobilização social que tem por objetivo fomentar o debate democrático da Educação Nacional, propiciando um espaço de informação e integração entre os diversos segmentos da sociedade. Além disso, os participantes poderão analisar as propostas apresentadas no Documento Referência, o qual ainda servirá de base para as sugestões de propostas que o município apresentará em outra etapa, que será a Conferência Estadual e a Nacional, marcada em Brasília entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014.

O conjunto de propostas irão contribuir para a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). “A Conae surgiu em 2010. Na época, pela primeira vez na história foi realizada uma conferência para discutir o destino das políticas educacionais. A grande discussão na época foi a destinação de 10% do PIB para a educação”, explicou Madalena.

Ela também afirmou que o Município prepara um dos maiores encontros do interior do estado e que a secretaria está de parabéns. “Esperamos mais de 300 participantes, entre representantes de escolas municipais, estaduais e colégios particulares”, disse. Entre os palestrantes estão a professor Lemos (deputado estadual), Suemy Eloy Foletto (coordenadora do curso de pedagogia da Unipar), Idivaldo Capatti (secretário de educação e professor do curso de gestão ambiental da Unipar) e Elsa Midori Shimazaki (pesquisadora da UEM).

Para participar, basta preencher uma inscrição no site oficial (www.guaira.pr.gov.br) Estão sendo discutidos na Conae sete grandes eixos, que são as diretrizes para a discussão dos problemas relacionados à educação. Conheça os sete eixos EIXO I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação EIXO II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. EIXO III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: Cultura, ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente EIXO IV – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem EIXO V – Gestão democrática, participação popular e controle social EIXO VI – Valorização dos profissionais da educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. EIXO VII – Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.

Fonte: Assessoria