O Município de Guaíra por meio da Secretaria de Educação, via Diretoria de Educação Especial, realizou, na Escola Municipal do Trabalho, a Oficina Pedagógica dos profissionais mediadores.

O objetivo desta ação é compreender o lúdico como recurso metodológico na inclusão de estudantes com deficiência e transtornos de aprendizagem no Ensino Fundamental por meio do trabalho e conhecimento dos mediadores que estudam e trabalham diariamente com os alunos que necessitam do apoio pedagógico.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A formação dos profissionais mediadores, a criação e produção de materiais pedagógicos adaptados, ampliam a possibilidade de inserção social, dos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular e especial de ensino.

A ampliação e capacitação dos profissionais mediadores que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais, proporciona a melhoria no atendimento e promove o processo de aprendizagem em igualdade de condições. Além da produção interna dos materiais pedagógicos adaptados facilitar a adaptação às demandas dos alunos que os utilizam e viabiliza recursos para as Salas de Recursos e Classes Especiais do Município de Guaíra.

Para a Secretária da Educação, Franciele Danelon, a inclusão é algo que necessita do esforço de todos. “A inclusão é um processo de reflexão, ação e transformação que exige o comprometimento de todos”.

A Coordenadora da Educação Especial Cassiane Menezes ressalta que desenvolver estratégias de capitação dos profissionais mediadores é pensar no aluno e sua família.

“Nosso trabalho é norteado pela qualidade e respeito pela individualidade de ensino dos alunos com necessidades específicas, logo, promover estratégias de capitação dos profissionais mediadores é pensar no educando, nas famílias, na comunidade escolar e na principalmente no conceito de educação inclusiva que tanto queremos”.

Guaíra - Educação Especial investe em treinamento para mediadores • Portal Guaíra

Guaíra - Educação Especial investe em treinamento para mediadores • Portal Guaíra

Portal Guaíra com Assessoria