O Portal Guaíra faz uma análise sobre os possíveis pré-candidatos a prefeito em Guaíra

ad

editorialFalta pouco mais de um ano até que os eleitores de Guaíra elejam o homem ou mulher que estará à frente da administração municipal a partir de 2017. Até lá, contudo, o cenário político da cidade ferve com as especulações, declarações e análises sobre personalidades e figuras políticas que podem ou já fizeram público seu interesse ou pré-candidatura para o cargo de chefe do executivo municipal nas próximas eleições, que ocorrem em 2016.

Estando a praticamente um ano do processo eleitoral, o que já pode ser observada é a famosa dança das cadeiras no processo partidário. Os pré-candidatos começam a buscar novas agremiações partidárias e os partidos começam a correr atrás de novos filiados.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Prova disso é o caso emblemático de Osmar Volpatto, atual vice-prefeito, que saiu do Partido Republicano (PR) para engrossar as fileiras do Partido Progressista, o PP.

Chama a atenção a escolha de Osmar, já que o PP é o principal partido de oposição ao prefeito Fabian Vendruscolo (PT) na Câmara de Vereadores, além de ser o partido do ex-prefeito Manoel Kuba.

ada
Ada da Silveira, ex-prefeita

Kuba e Osmar já foram aliados no passado. Mas, desde o fim dos anos 1990, a relação política entre os dois foi rompida. Quando vereador, Volpatto chegou a ser uma das principais vozes contra o então prefeito Kuba.

Mas, na política, todos sabem, tudo pode acontecer. E o que era rompimento pode virar laço. É o que tudo indica, aliás.

Mas quem serão os candidatos a prefeito em 2016?

Eis a pergunta que ronda as rodas de chimarrão, salões de cabeleireiros e mesas de bar. Há teorias e teorias, especulações e mais especulações. Alguns sinais, contudo, nos dão uma direção.

É fato, por exemplo, que o empresário Simeão Neves (Partido Pátria Livre) é desde já (e sempre) um pré-candidato a prefeito. Até mesmo uma pesquisa apareceu em Guaíra incluindo o nome de Neves contra Kuba e Fabian.

A dúvida se a sempre acirrada disputa entre Kuba e Fabian vai se repetir ainda é grande. A maioria torce o nariz, afinal, Kuba foi prefeito por três vezes e Fabian por outras duas (incluindo esse mandato na conta). E mais: desde o ano 2000 que ambos polarizam as disputas, sendo agentes diretos da política local, mesmo quando os candidatos mudam, caso das eleições de 2004 e 2012. Um novo round entre os dois gigantes da política local não está descartado.

Porém, nos bastidores se fala que Manoel Kuba enfrentaria problemas legais para poder se candidatar. Nesse caso a opção seria por Sandrinho do Despachante (PP).

Sandrinho tem sido a voz mais crítica ao atual governo na Câmara e tem a credencial de ter sido um dos vereadores mais votados. Com o atual desenho dentro do PP, especula-se que a dupla predileta de Manoel Kuba seja Sandrinho como prefeito e Osmar como vice. Volpatto, contudo, prefere uma ligeira inversão, colocando-se como pré-candidato a prefeito em potencial.

Almir Bueno, vereador, nome bem cotado dentro do PT
Almir Bueno, nome bem cotado dentro do PT

Já Fabian tem enfrentado problemas dentro da prefeitura, especialmente entre os servidores de carreira. Parece que o prefeito do PT tem mesmo problemas com o seu carisma e deve enfrentar muito mais dificuldades para se eleger. Assim, é pouco provável que ele consiga se reeleger com a grande quantidade de votos obtidas na última eleição, embora o gestor tenha apresentado um grande volume de obras que devem ser inauguradas até o final do mandato, o que sempre é positivo para um administrador.

O antipetismo na cidade também alcançou números astronômicos e deve prejudicar o desempenho do atual prefeito de Guaíra. Assim, a opção seria por Heraldo Trento, do DEM, com Fabian como vice-prefeito, já preparando terreno para uma possível candidatura a deputado estadual. Heraldo goza de prestígio entre o empresariado e se destacou na organização da Festa das Nações.

Tereza Camilo dos Santos, um forte nome entre as mulheres
Tereza Camilo dos Santos, um forte nome entre as mulheres

Mas, e aí sempre aparece um mas, Heraldo também teria problemas de ordem legal para conseguir sua candidatura, o que forçaria o grupo a apostar novamente no nome de Fabian a prefeito. Nesse caso, a briga seria para a escolha de um vice para Fabian. Maria Elci (PMDB), Tereza Camilo dos Santos (DEM), Almir Bueno (também do PT) e Valberto Paixão da Silva, o Beto da Salamanca, do PR, seriam os mais cotados.

Pois é, mas Beto da Salamanca estaria sendo pressionado por alguns agricultores a arriscar voos mais altos.

Seu parceiro ideal, para a bancada rural, seria Guilherme Vanin Rodrigues (PSDB), o jovem político derrotado nas últimas eleições e atualmente preterido pelo grupo do PP, que aposta em Sandrinho.

Nos bastidores, o que dizem é que Beto só encara a empreitada caso a opção seja por Heraldo Trento como prefeito. E não se sabe quem vai “na cabeça”, se Beto ou Guilherme.

O fato é que ambos possuem boa relação, desde os tempos de legislatura, entre 2009 e 2012.

E ainda há outras possíveis configurações, incluindo aí o nome da ex-prefeita Ada da Silveira.

Muita água ainda vai rolar. Muitas surpresas devem conduzir a história. Até lá, viveremos de especulações.

E os nomes mais fortes para ocupar uma cadeira no legislativo? Isso já fica para a próxima publicação!

Cenários possíveis ao Executivo

  • Osmar e Sandrinho
  • Kuba e Osmar
  • Sandrinho e Osmar

  • Fabian e Heraldo
  • Heraldo e Fabian
  • Fabian e Tereza
  • Fabian e Beto
  • Fabian e Elci

  • Simeão Neves e ?

  • Beto e Guilherme
  • Guilherme e Beto
  • Guilherme e Ada

Redação Portal Guaíra