ad

E começou a conversa na cidade pra saber quem serão os próximos candidatos a Prefeito e Vereadores em Guaíra. Mas hoje vamos nos ater apenas a Câmara de Vereadores.

Em anos anteriores, pelo menos ao legislativo, a parcela de pessoas da comunidade que davam a “cara a tapa” em busca de uma cadeira na câmara, só aumentava.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Quem estava vereador naquele momento, também tentava a reeleição.

Mas um fato que tem ganhado espaço entre os atuais e possiveis candidatos, são as redes sociais, afinal, na eleição para Presidente em 2018 a guerra foi grande, inclusive com o aparecimento das chamadas Fake News, onde tudo era possivel na tentativa de tentar “denegrir” a imagem de alguém. O que não deve ser diferente em 2020.

Outro fator são as novas regras que entrarão em vigor já na eleição de 2020.

Os partidos não poderão mais fazer coligações partidarias para vereador. As legendas poderão se juntar somente na eleição majoritária, ou seja, para prefeito, e concorrer isoladamente nas proporcionais, para vereadores.

Os partidos concorrerão em chapas separadas, sem alianças, contando apenas com seus próprios votos. Mas se analizarmos melhor, os partidos mais fortes sairão fortalecidos, enquanto os menores terão dificuldades em elegerem candidatos.

Em suma, ou você sai candidato em um partido “grande” e forte, ou pode não se (re) eleger e o risco é enorme, pois em media, o candidato a vereador mais forte do partido, precisa atingir “Sozinho” entre 1500 a 1700 votos, caso contrário já estará fora da briga por uma das 11 cadeiras do legislativo guairense.

E vamos a alguns nomes comentados na cidade e que chegaram aos “ouvidos” do Portal Guaíra. Lembrando que não se trata de enquete, muito menos de pesquisa, e também não sabemos se os nomes que constam nesta publicação realmente serão candidatos. Trata-se apenas de uma especulação.

Dos atuais 11 vereadores, inicialmente todos devem tentar a reeleição, apesar que os nomes de Lígia Lumi (atual presidente da câmara), Osvaldino da Silveira e Sandro Sabino Borges (Sandrinho), também aparecem nos comentários como possiveis postulantes ao executivo, seja como candidatos a prefeito ou vice. Destes, apenas Lumi confirmou ao Portal que no momento esta possibilidade ao executivo está descartada.

Da sessão “populares nas redes sociais”, aparecem os nomes de Emerson Daniel Pena (Italiano) e Alexandre Mouza. Emerson, inclusive, tem trocado farpas com os vereadores Elza e Agnaldo, mas segundo ele se trata apenas de divergência de opinião e não é nada pessoal. Na ala feminina Nadia Hamdan (esposa do vereador Sandrinho) que não tem papas na lingua; sendo que a cada publicação sua com problemas da cidade ou cotidiano, as discussões (nos comentários) são extensas e muitas vezes acaloradas.

E, na sequencia, aparecem nomes já conhecidos de outras campanhas: Almir Bueno, ex-vereador e atual secretário de Assistência Social, tem colhido elogios pela dedicação a pasta e, isso, certamente o credencia a sonhar com o retorno à câmara. Da mesma maneira aparece o nome de Beto Salamanca (atual vice-prefeito), que caso se confirme um novo nome para ser o candidato a vice, poderá tentar uma vaga no legislativo. O nome da ex-vereadora Tereza também é lembrado, assim como Franciele Danelon que atualmente é secretária de educação.

Mas não para por ai, quem aparece como forte candidato, tanto ao executivo (possivel candidato a vice-prefeito) quanto para o legislativo é o atual chefe de gabinete, Gileade Osti (Gili); seu nome tem chamado a atenção em diversos comentários e com boa aceitação. Logo na sequencia temos o secretário de infraestrutura Sinomar, secretário de segurança pública e trânsito Edson Auler, além de Vavá Mendes, Luiz Ferroquina, Marcos Vinicius Hoffmann e Angélica Matos.

E a lista segue com o Professor Tê, que tem se destacado por bem conduzir o time de FUTSAL de Guaíra, seguido por nomes como do comunicador Flávio Henrique (Rádio Costa Oeste) e Marcos Binder (Portal A Nativa) que reativou a Fanfarra de Guaíra e colhe elogios pelo feito, além da professora Suemy Foletto (jornal Ilha Grande) e, por fim, Di Paula (Top FM).

Givanildo Cabeça não foi esquecido e os amigos apostam que ele “vai de novo”, seguido por Adalton Júnior (eterno comunicador) atual diretor da Câmara; empresários Jamil Abu que teve expressiva votação para deputado estadual (aparece também para concorrer à prefeito ou vice), Moacir Lemes (popular Mata-Sede), Pedro (Bar do Pedro), Claudemir Lehn (popular Socó) do Escritório Labor e Jair Schellemer.

Como a conversa está apenas no início, novos nomes deverão surgir nos próximos dias. Mas  vale lembrar que essa publicação se trata apenas de mera especulação, porém torcemos para que, caso se concretize, que o resultado faça do nosso legislativo cada vez mais atuante e respeitando os anseios da comunidade.

Agora é com você! Tem mais pessoas que seriam grandes representantes do povo na câmara de vereadores? Escreva nos comentários.

Redação Portal Guaíra