GUAIRA-PREFEITO-REUNE-SERVIDORES

O prefeito Fabian Vendruscolo esteve reunido com servidores municipais no Centro Administrativo Municipal (CAM).

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O objetivo do encontro foi apresentar a justificativa para o decreto de expediente interno (publicado no final de dezembro), bem como apresentar uma análise do atual cenário e projeções para o ano de 2015.

O prefeito iniciou sua fala destacando o limite prudencial com gastos com folha de pagamento. O gestor informou que teve que fazer várias contratações (foram 110 só para a educação) e que o impacto orçamentário foi alto. Por isso, o município precisa arrecadar mais, sob pena de ter suas contas comprometidas no futuro pelo Tribunal de Contas do Estado.

“Tivemos que contratar mais profissionais da educação, porque tivemos que ativar a Supercreche do Jardim Guaíra e nos prepararmos para a supercreche da Vila Alta, que deve ser iniciada este ano. Além disso, municipalizamos a creche do Lar São Francisco. Também tivemos que atender a uma recomendação do Ministério Público na saúde, que entende que os serviços de atendimento não podem ser terceirizados. A partir disso, fizemos um concurso público em 2013 justamente para resolver essa questão”, destacou.

O impacto na folha pôde ser sentido no final do ano passado. Para se enquadrar dentro do que estabelece a legislação, o prefeito tem tomado uma série de medidas administrativas. Uma delas foi a de exonerar alguns cargos comissionados. Atualmente, cinco pastas estão sem secretários, estando com seus diretores diretamente no comando.

O prefeito também optou por realizar um expediente interno para algumas secretarias (do Paço Municipal e do CAM), exceto as secretarias de Saúde, Ação Social, Turismo e coordenadorias do Trabalho, Agência do Trabalhador e Guarda Municipal. A medida vale até sexta-feira.

Também foram suspensas, durante janeiro, pelo menos, diárias e horas extras, exceto para casos especiais (profissionais da saúde, por exemplo).

Outra medida já lançada é a do programa de recuperação fiscal (Refig), que deve melhorar a arrecadação do município. “Com o refig, temos a esperança de ampliarmos a nossa arrecadação e fazermos de 2015 um ano mais tranquilo do ponto de vista financeiro”, concluiu.

Obras

Durante  os dias 05 e 09 de janeiro, o prefeito solicitou que seja feita uma vistoria em toda a frota. A medida tem um claro objetivo de reorganização e planejamento interno para dar conta do intenso trabalho que deverá mobilizar as diversas secretarias durante este ano. Segundo Fabian, muitas obras terão início neste primeiro semestre.

O prefeito destacou o trabalho na microbacia Birigui (região do Maracaju dos Gaúchos), que envolve cascalhamento e readequação de estradas. Também mencionou a instalação de 7 redes d’água em várias comunidades rurais,  a Supercreche da Vila Alta, reforma da Igrejinha de Pedra, intervenções no Aterro Sanitário, construção do Portal Turístico na avenida Sete Quedas (popular Beira Rio), obras de recapeamento da Vila São Francisco e Jardim Internacional e a ciclovia na BR 163. Todas elas serão iniciadas ainda este ano.

Além disso, o município segue com obras como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e os postos de saúde da família no Loteamento Futura, Jardim Zeballos e Bela Vista, entre outras.

GUAIRA-PREFEITO-REUNE-SERVIDORES-2

GUAIRA-PREFEITO-REUNE-SERVIDORES-3

Portal Guaíra via Assessoria