O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação, promoveu um concurso por meio do Projeto Horta na Escola: “Plantando amor, colhendo saúde”.

Segundo a Diretora de Alimentação Escolar, nutricionista Vanessa Richter, o projeto já existia nos anos anteriores, organizado com o apoio da Coordenadora de Projetos, Adriana, nas hortas das escolas municipais. Em suma, a iniciativa visa promover hábitos alimentares mais saudáveis por meio do plantio da horticultura.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

No entanto, devido às restrições do coronavírus e das aulas na modalidade virtual, a equipe resolveu estender o projeto às casas dos alunos, inclusive com a novidade do concurso e premiação.

As crianças e as escolas interessadas em participar puderam se inscrever até o dia 21 de junho, e apresentar a comprovação do cumprimento do concurso até o dia 16 de agosto.

No dia seguinte (17), a Comissão Julgadora, formada pelo Diretor de Agropecuária Michel Kihara, Diretora de Educação Gislaine Faria, Secretária de Assistência Social Lumi Suga, e representante dos agricultores Marcia Forlin.

Os requisitos observados foram: Modelo de horta apropriado para o terreno, pois, a escolha é fundamental para o desenvolver pleno das plantas (10 pontos); Criatividade, em relação ao local plantado (10 pontos); Cuidado, em relação aos matos e limpeza ao redor (10 pontos); Diversidade de espécie, em relacionados à quantidade de espécies e estações (10 pontos).

Confira a seguir a colocação dos 3 alunos ganhadores da competição:

1º lugar – Viktor, Escola M. Arthur da Costa e Silva
Pontuação 158/39,5

2º lugar – Pedro, Escola M. Rita Ana
Pontuação 151/37,75

3º lugar – Eduardo, Escola M. Sebastião Camarini
Pontuação 148/37

Abaixo a colocação das 3 escolas municipais ganhadoras:

1º lugar – Escola M. Duque de Caxias
Pontuação 160/40

2º lugar – Escola M. Arthur da Costa e Silva
Pontuação 153/35,25

3º lugar – Escola M. Sebastião Camarini
Pontuação 143/35,75

Vanessa agradece todos que participaram da iniciativa, e também da Comissão Julgadora que se dispôs a contribuir com a ação. “Boas iniciativas realizadas em prol de incentivos à boa alimentação nutritiva e saudável”.

Portal Guaíra via Assessoria