ad

[dropcap color=”#dd9933″]H[/dropcap]oje (25), às 19 horas, haverá mais uma exibição da mostra nacional dos curtas-metragens do Dia Internacional da Animação no Cine Teatro Sete Quedas com entrada gratuita.

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca que acontece no dia 28 de outubro em centenas de cidades do Brasil. Porém devido as eleições as exibições foram adiantadas em Guaíra, sendo realizadas hoje em duas sessões e amanhã (25) mais uma. Ontem pela manhã foram exibidos curtas internacionais para alunos dos 4º e 5º anos das Escolas Municipais Costa Arthur e Silva, Amália Flores e Tancredo Neves. Na parte da tarde a sessão mostrou curtas nacionais para turmas de 1º, 2º e 3º anos. Hoje (25), às 19 horas, será realizada a última sessão da Mostra com curtas metragens de produções nacionais de animações.

COMO SURGIU O EVENTO NO MUNDO
Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.

No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Em 2018 o DIA vai para a sua 15ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro contando com a adesão de centenas de cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil. Porém em Guaíra, relembrando, a mostra já aconteceu na terça-feira (23) e terá mais uma sessão no sábado (27).

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR