Ocorre neste sábado (20) o Dia D de Mobilização e Vacinação contra a gripe Influenza, no município de Guaíra.

Durante todo o dia, das 8h às 17h, a doses gratuitas da vacina estarão disponíveis no Posto Central de Saúde.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Em Guaíra, a unidade central de saúde estará atendendo das 8 às 17h. Além disso, seis Unidades de Saúde da Família realizarão atendimento: Santa Paula, Vila Alta, Eletrosul, Oliveira Castro e Bela Vista.  O posto do bairro Tancredo Neves atenderá das 07h30 às 13h30. O Pronto Atendimento da Unipar também se comprometeu a participar dos trabalhos.

De acordo com o secretário de Saúde, José Gonçalves Dias Neto, a meta é imunizar o maior número de pessoas possível. “Queremos vacinar o maior número de pessoas consideradas do grupo de risco possível”, destacou Luzia, lembrando que mulheres puérperas (45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas com indicação médica foram incluídos no grupo de risco.

vacinação-guaira6

Quem deve se vacinar?

Além das mulheres puérperas, e dos portadores de doenças crônicas, principalmente os idosos com mais de 60 anos, crianças a partir de seis meses a menores de dois anos, indígenas e gestantes em qualquer período devem se vacinar. A influenza (gripe) é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de interesse para a saúde pública no Brasil, podendo apresentar complicações graves e levar ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco.

Os sintomas são semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias, e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores com congestão nasal, coriza, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dores musculares e dor de cabeça.

A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente mais graves, evoluindo para um quadro de pneumonia.

Mulheres gestantes devem apresentar algum documento (exame) que comprove o seu estado e as mamães que tiveram bebês há 45 dias devem levar o registro de nascimento do filho.

vacinação-guaira2

vacinação-guaira3

vacinação-guaira5

vacinação-guaira8

vacinação-guaira7

vacinação-guaira9

 

vacinação-guaira10

Fotos: Jonas Vicente/PortalGuaira