ad

O Município de Guaíra recebe nesta sexta-feira (12), pela primeira vez em sua história, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba.

O festival, que está há 20 anos na programação da Bienal, leva para outras cidades o seu projeto de itinerância.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A parceria entre o governo municipal e a Bienal garantiu a exibição de dois filmes (um curta de 06 minutos e um longa de 1h20) em sequência.

O prefeito Fabian Vendruscolo elogiou a iniciativa. “A parceria feita entre a Diretoria de Cultura de Guaíra e a organização da Bienal de Curitiba coloca a cidade na rota de um festival de renome. É um prazer receber o festival em nosso cine teatro, levando mais cultura para guairenses e moradores da região. Espero que a parceria seja mantida e até mesmo ampliada nos próximos anos”, destacou o gestor.

Guaíra e outras quatro cidades, além de Curitiba, estão exibindo filmes com a chancela do festival. Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel e Paranaguá também foram contempladas.

Filmes

Os dois filmes que serão exibidos são brasileiros. O curta Gragfiti Dança (2013), de Rodrigo Eba, acompanha personagens grafitadas em muros, postes e lixeiras de São Paulo. Ao misturar a cultura clássica dos anos 50 em ritmo de bolero com a urbanidade contemporânea do graffiti, o filme Graffiti Dança transporta-nos para um cotidiano imaginário onde a rotina e frieza da metrópole revela uma poesia sobre a relação entre as pessoas e a cidade.

Já o filme Cidade Cinza (2013), de Guilherme Valiengo e Marcelo Mesquita, conta a história dos gêmeos Nunca e Nina, que são artistas famosos no mundo todo por seu estilo de grafite. No exterior, suas obras são expostas em museus e galerias. Em São Paulo, sua cidade de origem, os seus grafites são pintados de cinza pela prefeitura. Ao som da trilha original de Criolo e Daniel Ganjaman, Cidade Cinza acompanha a repintura de um enorme mural que foi apagado, abre nossos olhos para as cores deste grupo de artistas e questiona o cinza que cerca nossas vidas nas grandes metrópoles.

O documentário recebeu diversos prêmios internacionais, tendo menção especial no “É Tudo Verdade”, maior do gênero no Brasil.

Sobre o festival

O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba 2014 é organizado pela Bienal Internacional de Curitiba em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Paraná e Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e conta com apoio da Universidade Federal do Paraná e Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Cidade-Cinza-Cinza

GraffitiDanca_still