Com o tema “Conselho Tutelar, a mídia e o sistema de garantia de direitos”, o evento contou com a participação de aproximadamente 1.600 congressistas.

O Congressul é organizado pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esta foi a primeira vez que o congresso foi realizado no Estado do Paraná.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Na região Sudoeste, a delegação foi organizada pela ex-conselheira tutelar e atual secretária da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado do Paraná, Elize Bertella, e contou com a participação de conselheiros dos municípios de Guaíra, Terra Roxa, Mercedes, Ouro Verde do Oeste, Iracema do Oeste, Nova Santa Rosa, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Palotina e Marechal Cândido Rondon.

congresul-01

Na ocasião, os conselheiros tiveram a oportunidade de conversar com Marcelo Nascimento e Sônia Mosquete Kanashiro, secretários da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Eles informaram que todos os Conselhos Tutelares de fronteira irão ser contemplados com kits. “Foi uma oportunidade de trocarmos experiências sobre o nosso ofício”, afirmou André.

Para Izara, os temas foram muito bem escolhidos. “Foram discussões pontuais e atuais sobre as dificuldades que enfrentamos no cotidiano. Também foi importante a conversa com representantes do Poder Executivo em Brasília, pois ficamos sabendo de várias ações que podem e devem ser implementadas na fronteira”, destacou.

Fonte: Assessoria