Na noite da última quinta-feira (17), o Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Esportes, da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, realizou a inauguração do Complexo de Quadras Esportivas Abel Lourenço, no Centro Náutico Marinas.

O Complexo Esportivo é composto por duas quadras em concreto, um mini campo sintético, uma quadra de areia grande e uma quadra de areia pequena.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Desde o ano de 1991 que o Centro Náutico Marinas passou a ter 2 quadras. No entanto, nunca havia sido feita melhorias no local a partir de então. Nesta Gestão, a equipe identificou a necessidade de aplicar investimentos na área, de modo a torná-las aptas para melhor atender a população guairense.

Além das melhorias na estrutura, uma iluminação em LED foi instalada no local, com investimento em cerca de R$ 200.00,00, coordenada pelo eletrotécnico Bruno Gabarão.
O espaço homenageia e leva o nome de Abel Lourenço da Cruz, resultado da indicação do vereador Givanildo Tirolti, aprovado por unanimidade na Câmara Legislativa, e sancionado pelo Executivo Municipal.

Abel nasceu em 14 de julho de 1972, filho de Estevan Lourenço da Cruz e Maria Teodoro da Cruz. Nascido em Guaíra, o munícipe ingressou na Polícia Militar em 1995, atuando na patrulha rural no Distrito de Doutor Oliveira Castro. Foi casado com Maria Solange Soares, com quem teve 2 filhas, sendo: Jacqueline Cristina da Cruz e Anne Gabriele da Cruz.

No ano de 2005, Abel fundou o projeto “Escolinha de Futsal”, junto ao seu amigo e também policial, Cesario Marques. Ao longo dos anos, passou a contar com o apoio do amigo Gilberto Brito, popularmente conhecido como “Mineiro”, um parceiro para o projeto que passou a se chamar “Esporte é o Caminho”. Ambos coordenaram as atividades com o objetivo de promover o incentivo ao desenvolvimento do esporte amador em Guaíra.

No ano de 2017, aposentou-se na Polícia Militar do Paraná. Em 2019, iniciou os trabalhos como assessor parlamentar na Câmara Legislativa de Guaíra. Em setembro do mesmo ano, foi vítima de um AVC, após uma partida de futebol em Terra Roxa/PR. Após 43 dias na UTI, no Hospital Bom Jesus em Toledo/PR, infelizmente, Abel não resistiu e veio a óbito no dia 13 de outubro.

Muito querido por todos, a memória de Abel permanece inabalada entre aqueles que o conheceram e hoje relembram a pessoa exemplar, e de bom coração que era. Marcado pelo amor ao esporte, seu lema era de que “O esporte salva, vidas”.

Diante de toda a dedicação e devoção do cidadão ao esporte, a cerimônia de inauguração e homenagem à Abel foi um momento de muita comoção para todos os presentes.
Na frente de honra da cerimônia, estiveram presentes: prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento; vice-prefeito e chefe de Gabinete, Gileade Osti; presidente da Câmara Legislativa, Raufi Pedroso; vereador Givanildo Tirolti; secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ronnie; diretor de esportes, Cleber Pereira; e a família de Abel, sendo sua mãe Maria, sua esposa Solange, e sua filha Anne.

As autoridades enfatizaram o grande e caloroso momento em homenagem à Abel, e destacaram os grandes investimentos realizados pelo poder público no desenvolvimento do Município de Guaíra.

O secretário da SEMTEC, Marcelo Ronnie, destacou que, além da revitalização e construção de novas quadras, os demais espaços do Centro Náutico Marinas também recebem novas melhorias, como a construção do CAV, píer, e a restruturação da rampa de acesso ao Rio Paraná.

Givanildo Tirolti, vereador autor da indicação, por conta da iniciativa da demanda foi convidado ao pronunciamento, onde prestou homenagens ao amigo pessoal, e declarou que essa ideia surgiu de uma conversa informal junto ao Marcelo Ronnie. “O então vereador, Carlos Czerwonka, indicou nome de rua. No entanto, chegamos ao consenso de que o complexo de quadras seria mais indicado para receber o nome do Abel, sendo aprovado por toda a equipe atual do Poder Legislativo”, salientou.

Raufi Pedroso, presidente do Poder Legislativo, ressaltou que esta é a 4.º solenidade que ele participa em 10 dias, somente referente ao esporte. “Como professor de Educação Física, estou muito feliz em ver estes avanços”, finalizou.

O vice-prefeito Gileade Osti fez questão de relembrar a época à frente da Secretaria de Turismo: “Abel fazia questão de visitar diariamente o Centro Náutico Marinas, um verdadeiro apaixonado neste lugar. Tivemos várias conversas em relação ao desenvolvimento do esporte na cidade. Não há melhor nome para denominar e representar este espaço”.

Visivelmente emocionado, o prefeito Heraldo Trento enalteceu a presença da família de Abel, agradecendo a esposa, a filha e a mãe por permitir o uso do nome no Complexo. “Que a memória dele esteja sempre presente nos nossos corações”, declarou Heraldo.

Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra Guaíra - Complexo de Quadras Esportivas recebe o nome de Abel Lourenço da Cruz • Portal Guaíra

Portal Guaíra com Assessoria