Nesta semana, em atenção às novas restrições dispostas no Decreto Estadual n.º 7716, publicado terça-feira, o Comitê Municipal Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, esteve reunido na sede da Guarda Municipal, para deliberar as medidas que entrarão em vigor, sexta-feira (28).

Estiveram presentes os membros regulares do Comitê, e integrantes dos seguintes segmentos: OAB, ACIAG, Câmara Municipal, Hospital ASSISTE GUAÍRA, Igreja, Escola de Idiomas, Hotelaria, e demais estabelecimentos comerciais, em geral.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A Coordenadora de Vigilância Sanitária, Erica Gordillo, iniciou a reunião apresentando os atuais dados epidemiológicos de Guaíra, e fez um destaque referente a necessidade de conscientização das pessoas para o comprimento das medidas sanitárias.

Erica abordou o insistente trabalho realizado pela Vigilância Sanitária na tentativa de orientar as pessoas sobre a importância de cumprir a legalidade. Destacou que o Departamento já realizou a aplicação de algumas multas em estabelecimentos comerciais, e que, infelizmente, não foram suficientes para que o mesmo cumpra as medidas sanitárias em vigor. Agora, a equipe passará a realizar a cassação do alvará do estabelecimento, seguindo os ritos administrativos e burocráticos, para que seja efetivamente penalizado sobre as infrações cometidas e que geram riscos de calamidade pública.

O Secretário de Saúde, Marcos Rigolon, expôs a grave situação enfrentada pelas regionais de saúde do Paraná, que ainda, possuem um elevado percentual de ocupação de leitos de UTI e enfermaria. Marcos fez um apelo acerca do sobrecarregamento da equipe de saúde, que desde o início da pandemia vêm trabalhando arduamente nas unidades de atendimento da população. Ainda, destacou que conta com a conscientização e cooperação da população para que o atual quadro seja revertido.

A reunião contou com participação expressiva dos representantes dos segmentos comerciais, que expuseram sua opinião sobre os novos horários de restrição para atendimento ao público, em atenção à seriedade econômica enfrentada. Ainda, foi proposto pelo segmento a adoção de medidas mais rígidas no sentido de fiscalizar a proibição de venda de bebidas alcoólicas após o novo horário de restrição. Alegaram que o consumo excessivo de produtos alcoólicos podem gerar um atendimento e ocupação urgente de leito e insumos hospitalares.

Durante a reunião, o Prefeito Heraldo Trento recebeu uma notícia referente a flexibilização ao setor comercial, que libera o funcionamento destes até às 21hs, decretada nesta tarde pelo Governo do Estado. Ainda, destacou a importância de haver um consenso entre o segmento comercial e a adoção de medidas mais rígidas decretadas pelo Estado, como modo de atender, equilibradamente, tanto os comerciantes, quanto ao controle dos elevados índices epidemiológicos atuais.

O Procurador Jurídico, João Fernando Grecillo fez questão de ler cada disposição redigida pelo novo Decreto e as colocou em votação aos presentes, de modo a deliberar democraticamente acerca das medidas que passarão a vigorar para os próximos dias.

Confira a seguir as principais disposições aprovadas:

— Restrição de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, das 21h00m até às 05h00m;

— Novo horário de atendimento comercial, das 08h00m às 21h00m;

— Restaurantes, bares e lanchonetes, até às 21h00m, de segunda-feira à sábado, e aos domingos até às 15h00m, sendo que após esses horários, está permitido delivery e retirada no balcão;

— Novo horário de atendimento para Padarias/Panificadoras, até às 21h00m de segunda-feira à sábado, e 06h00m às 12h00m, e 16h00m às 21h00m aos domingos, sendo que após esses horários estão permitidos delivery e retirada no balcão;

— Estabelecimentos de lavagem de veículos até às 21h00m, de segunda-feira à sábado;

— Academias de ginástica e similares voltadas à prática esportiva, das 06h00m às 21h00m, de segunda-feira à sábado, com ressalvas quanto à capacidade de lotação;

— Salões de beleza, estéticas, barbearias e cabeleireiros, até às 21h00m, de segunda-feira à sábado;

— Atividades religiosas até às 21h00m, inclusive aos finais de semana, com ressalvas quanto à capacidade de lotação;

— Supermercados, mercados, açougues e similares, até às 21h00m, de segunda-feira à domingo, com recomendação para entrada de 01 membro por família;

— Consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos até às 21h00m, entre outras disposições.

De modo pacífico, a reunião foi encerrada com agradecimentos à presença de todos, proferidos pelo Prefeito Heraldo Trento.

Portal Guaíra via Assessoria