Na quarta-feira (15), o Comitê Local Gestor de Coronavírus esteve reunido na sede da Guarda Municipal, para deliberar o novo decreto das medidas de enfrentamento do vírus covid-19.

Devido ao cumprimento de agenda em Curitiba/PR, o prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, e o procurador jurídico Dr. João Fernando Grecillo, não puderam participar das tratativas e deliberações de hoje, que foi conduzida pelo vice-prefeito e chefe de gabinete, Gileade Osti.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O Diretor de Vigilância em Saúde, Francisco do Amaral Fontes, realizou a apresentação dos atuais dados epidemiológicos da cidade, índices de vacinação, e a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI na regional de saúde.

Em seguida, Gileade fez a leitura e exposição do Decreto Estadual nº 8705, publicado na data de ontem (14), pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Dentre as principais mudanças, encontra-se a liberação para eventos com capacidade de até um mil pessoas; revogação do horário de restrição de circulação nas vias públicas; liberação da comercialização de bebida alcoólica em qualquer horário; permissão para consumo de bebidas e comidas em eventos; entre outras.

No entanto, o novo decreto estadual manteve e/ou adicionou proibições acerca da classe de eventos. Está proibida a realização de eventos dançantes ou de outras modalidades de interação; em local fechado que não possua sistema de climatização com renovação de ar; que necessitem da permanência do público em pé; com duração superior a 06 horas; de caráter internacional, entre outras.

As novas disposições foram postas em votação pelos presentes na reunião, onde fica decidido:
– Permite a realização de eventos de até 1000 pessoas, desde que respeitem o limite de capacidade de 50% para locais fechados, não tenha duração superior à 06 horas, os participantes apresentem teste RT-PCR negativo para o vírus, ou esquema vacinal de imunização, e a festa ocorra até às 03 horas da madrugada;
– Revoga a restrição de circulação de pessoas em horários específicos;
– Permite a realização de torcida presencial às competições esportivas no Ginásio de Esportes Professor Robinson Reis, com capacidade de até 1000 pessoas, desde que respeitado o distanciamento social;

As demais medidas poderão ser conferidas, na íntegra, no decreto municipal que está sendo elaborado e será publicado até amanhã, 16 de setembro de 2021.

O vice-prefeito Gileade agradeceu a presença de todos e destacou que as novas deliberações deverão ocorrer na primeira semana do mês de outubro, véspera do encerramento da vigência do decreto municipal, em 04 de outubro de 2021.

Portal Guaíra via Assessoria