Na sexta-feira (30), Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, se reuniu na sede da Guarda Municipal para discutir a elaboração do novo Decreto Municipal de enfrentamento da pandemia, registrado sob nº 244/2021.

O Diretor de Vigilância Sanitária, Francisco do Amaral Fontes, iniciou a reunião apontando os dados epidemiológicos em Guaíra, e a taxa de ocupação de leitos de UTI nas Regionais de Saúde do Paraná. Ainda, falou sobre o grande avanço nas etapas da vacinação, que em breve será realizada nos idosos de 60 anos, abrangendo toda essa faixa etária.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Erica Gordillo, Coordenadora da Vigilância, esclareceu o caso do expressivo número de pessoas positivadas em uma empresa da iniciativa privada, onde todos estão sendo devidamente monitorados e aguardam a liberação do isolamento para retomada das atividades profissionais.

A Secretária de Educação, Franciele Danelon, abordou o protocolo de retomada das aulas da rede municipal de ensino, salientando que esta será realizada gradualmente, com o esforço e empenho de todos os professores, diretores, e demais servidores da rede escolar.

O Procurador Jurídico, João Fernando Grecillo, destacou a necessidade do cidadão cumprir o isolamento domiciliar, para evitar as sanções e penalidades que podem ser aplicadas, e serão analisadas pelo Poder Judiciário.

Em suma, confira a seguir as principais novidades para o novo Decreto:

-Fica autorizado o atendimento presencial nas escolas pertencentes à Rede Municipal de Ensino, aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, devendoÂÂ ser realizado em grupos de até 5 crianças, que poderão ser atendidos em até 3 vezes na semana, conforme possibilidades e prioridades, com duração das aulas de até 2 horas, seguindo os protocolos sanitários para a prevenção da COVID-19 e orientação da Vigilância Sanitária;

-Fica permitido o acesso ao Centro Náutico Marinas para realização de caminhadas e passeios ciclísticos, sendo proibida a permanência no local;

-Permite o funcionamento da Feira do Artesão, dentro do horário permitido para circulação de pessoas, observadas as medidas sanitárias já publicadas.

As demais disposições são de prorrogação ao Decreto Municipal nº 235/2021.

O Vice-prefeito, Gileade Osti, ressaltou: “A Vigilância Sanitária está monitorando todos os casos ativos, inclusive o expressivo número que surgiu esta semana. Estamos muito preocupados com este grande aumento. Contamos com o apoio da população para que, novamente, a situação não saia do controle”.

O Prefeito Heraldo Trento destacou as responsabilidades deveres para a retomada das aulas de forma consciente, enfatizando: “Vamos fazer um retorno responsável, gradual, e seguindo todas as medidas sanitárias necessárias”.

Portal Guaíra via Assessoria