(Foto: Assessoria/Divulgação)

Na tarde de segunda-feira (22), o Comitê Gestor de Coronavírus se reuniu para discutir o novo decreto para Guaíra, que será publicado nesta terça-feira (23), e entrará em vigor no mesmo dia.

A Vigilância Sanitária abordou, através de dados e gráficos, o quantitativo de vagas de UTI e leitos de enfermagem ocupados atualmente na 20ª Regional de Saúde, a qual Guaíra se engloba. Os números exorbitantes, 100% da taxa de leitos de UTI ocupados, causaram alarde e extrema preocupação entre os presentes. Ainda, os leitos da macro-oeste, que compreende as regionais de Toledo (20ª), Cascavel (10ª), Foz do Iguaçu (09ª), Francisco Beltrão (08ª) e Pato Branco (07ª), chegou nos 99,52%.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo o Diretor de Vigilância Sanitária, Francisco do Amaral Fontes, ”Os gráficos mostraram um grande aumento nos casos ativos, especialmente na faixa etária dos 20 a 49 anos e, infelizmente, na sua grande maioria dos óbitos nos pacientes acima de 60 anos. O que ficou evidente e alarmante, foi que até dezembro de 2020 Guaíra tinha 6 óbitos e em menos de 2 meses subiu para 18, até a última atualização”, ressaltou.

Ainda, a Secretaria Municipal de Saúde destacou que Guaíra enfrenta o pior quadro da pandemia até agora. O descaso com as medidas sanitárias de segurança, junto ao intenso fluxo de pessoas em aglomeração, foram os pontos altos da conversa, como os vilões para o enfrentamento e combate ao coronavírus.

Diante disso, o Comitê Gestor deliberou pela prorrogação do sistema de aulas remotas, por prazo indeterminado ao ensino público municipal, ficando facultativo para as escolas particulares.

Acerca do setor comercial e demais, fica, por hora, acatado as medidas decididas pelo Estado, através dos Decretos nºs 6.294/2020, 6.828/2021 e 6.832/2021.

Portal Guaíra com Assessoria