Em 2009, quando assumimos a direção da escola o IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica) era 4.2, com o trabalho pedagógico realizado ao longo desses anos nosso índice superou a meta projetada para 2019 de 5.1 alcançando 5.5.

Orgulhosamente exibimos a melhor nota do IDEB em nosso município (ensino fundamental).

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Agradecemos imensamente ao empenho da equipe escolar (Professores, agentes, pedagogos) e principalmente nossos alunos, sem eles isso não seria possível

É importante lembrar que este excelente trabalho, não pode parar por aqui.

Educadores, pais, responsáveis e alunos!
No dia 07/07, haverá a eleição para a escolha da direção, prevalecendo a vontade da comunidade escolar através do voto.

A chapa 2, constituída pela pedagoga Fernanda, especialista em psicopedagogia e em gestão escolar como candidata a direção e o professor Esleoni, graduado em Artes Visuais, especialista em educação especial e em gestão escolar na direção auxiliar, participaremos deste processo democrático como candidatos, pois demonstram experiência e conhecimento em gestão escolar aliado ao conhecimento pedagógico.

Os projetos desenvolvidos na atual gestão tem sido de grande importância no processo de construção efetiva da aprendizagem, destacando alguns deles: A feira do livro que teve início no ano de 2008, criada e coordenada pela professora Maristela Bridi Guazzelli e posteriormente todos os anos foram coordenados pela atual gestão. Os recursos adquiridos no projeto são totalmente aplicados em bibliografias literárias para a nossa biblioteca, que hoje contempla um acervo com mais de cinco mil exemplares.

Grêmio Estudantil, este tem desenvolvido projetos em parceria com Universidades e empresas locais, realizando atividades de conscientização, apresentações diversas e demais ações internas, auxiliando nas feiras mercadológicas/tecnológicas, reuniões de pais etc.

Além disso também realizamos visitas técnicas nos mais variados lugares, como Latinoware, evento que acontece em foz do Iguaçu, barragem de Itaipu, participação nos eventos tecnológicos, Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves, zoológico Municipal de Cascavel. Tudo com o mesmo objetivo, proporcionar aos alunos experiências inovadoras que despertam o interesse em aprender.

E esse tipo de visita técnica trás bons resultados para nosso Município, como exemplo em uma das parcerias com a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL EMPRESARIAL DE GUAÍRA(ACIAG), resultou em um sistema de captação que foi desenvolvido pelos próprios alunos do colégio, onde os cursos técnicos do colégio Mendes Gonçalves ganharam destaque durante a feira comercial do município em 2020. Um sistema que é muito utilizado em eventos de grande porte, os alunos trouxeram este conhecimento para aplicar e desenvolver um em nossa própria cidade.

Anualmente no mês de outubro, realizamos a feira mercadológica e tecnológica, onde os alunos dos Cursos de Administração e Informática, e nesta oportunidade os alunos colocam em prática toda a teoria abordada em sala de aula e as experiências práticas das visitas técnicas. Estes cursos são ofertados gratuitamente, tendo um empenho constante da Direção em mantê-los, visto que muitos municípios os mesmos já foram extintos.

Nós somos uma equipe de gestão ativa, não ficamos apenas pedindo e dependendo da secretaria de educação, nosso foco é em realizar, fazer acontecer de fato!

No que diz respeito a infraestrutura, o Colégio Mendes realizou a climatização de todas salar de aulas. Todos os ambientes internos e pátio são monitorados com câmeras de segurança que foram instaladas na gestão atual, garantindo a segurança de todos. Foi construída também a nova quadra Poliesportiva e a mesa de tênis, concluída em 2020 utilizando recursos próprios (APMF), além de pinturas e manutenções em vários ambientes.

Há ações e metas a serem desenvolvidas nos próximos anos, como por exemplo: a reestruturação do layout da biblioteca projetada por uma colaboradora arquiteta, para execução de novos projetos de leitura.

Para todas as salas de aulas em 2021 foram instalados um netbooks e microfones para as aulas híbridas. Serão instalados projetores de imagens em cada sala de aula, projeto já orçado e mantido como uma das prioridades de implementação.

Em 2019 adquirimos novos computadores para o laboratório de informática e diariamente peças de manutenção são repostas, dando condições para a realização das aulas práticas.

Há um projeto elaborado pela direção junto ao Estado, que visa a implementação de novos laboratório de informática e administração. Trazendo assim mais conforto para os alunos , além de máquinas mais atuais e potentes.

E não paramos ai, está em andamento o projeto que visa a cobertura da nova quadra poliesportiva.

Nesse segmento vale salientar novos investimentos em materiais voltados ao esporte e um projeto que já está protocolado junto a SEED, o projeto “kit esportivo multimodalidade”.

O Colégio Mendes nos últimos anos vem sendo destaque em razão do investimento pedagógico, possibilitando que seu filho tenha uma Escola Pública de qualidade e que todos os seus direitos sejam assegurados dentro do espaço escolar junto a suas famílias.

A chapa 2, tem como meta principal investir na aprendizagem de TODOS os alunos.

Nós só chegamos até aqui graças ao seu apoio e juntos vamos chegar ainda mais longe.

Vote chapa 2!