O Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura — SEMTEC, investiu em torno de meio milhão de reais em melhorias no Centro Náutico Marinas. A ação contempla uma revitalização completa no espaço de lazer e recreação preferido das famílias guairenses.

As inovações no espaço tiveram início no ano de 2020, quando recebeu um alto valor oriundo de recursos próprios municipais, convênios com a Itaipu e o Ministério do Turismo.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A primeira etapa de revitalização do Centro Náutico e Recreativo Marinas foi do Parque de Camping e Orla Fluvial, contemplada com a reforma de 7 novos quiosques completos com as tão aguardadas churrasqueiras, mesas e bancos, além da adaptação de calçadas acessíveis, biombos, construção de novos banheiros e instalação de duchas.

A segunda etapa de melhorias no local a construção do CAV — Centro de Atendimento ao Visitante, recebeu móveis novos, paisagismo nas áreas ao redor, sistema de monitoramento de câmeras de segurança, além de banheiros, fraldários e lanchonete (ainda não secionada) para melhor receber as famílias em seus momentos de lazer e recreação.

O Centro Náutico ampliou em 2021 a rede de iluminação, e houve também a substituição das antigas lâmpadas amarelas por projetores de Led em todo o parque. O avanço na iluminação proporciona mais economia de energia e mais conforto visual.

Ainda neste ano, após um distrato, ou seja, cancelamento de contrato, houve uma nova licitação para revitalização completa dos pavilhões, palco, arquibancadas, portaria e prédio da SEMTEC, ainda com a climatização dos pavilhões, melhorias em toda parte de iluminação, ampliação e reforma de banheiros.

Além de todas essas obras voltadas para melhorar os momentos de lazer das famílias guairenses, foi investido também na infraestrutura para receber os motorhomes, com estação apropriada com pontos de água e energia para os veículos, além de vigias para que possam garantir a segurança dos usuários do parque. Ainda, contou com cercas de eucalipto para garantir aos usuários dos quiosques e das famílias, segurança na área de lazer.

Conforme a diretora de Turismo, Ana Foletto, o Centro Náutico cresceu e agora é considerado o Parque Verde da cidade, e como consequência, se tem a geração de mais empregos, onde foram contratados cooperados para as atividades de manutenção da área.

Este grande ponto turístico de Guaíra ainda conta com um espaço exclusivo para crianças e muito mais oportunidades de diversão, com a instalação de um parquinho infantil completo, bancos para maior comodidade dos pais e responsáveis, pergolados, instalação da mini arena de multiuso, quadra de futebol e de vôlei de areia, revitalização no paisagismo com plantio de flores e árvores para deixar o ambiente ainda mais receptivo e confortável. Os investimentos ainda prometem para 2022 brinquedos adaptados para crianças com necessidades especiais.

A SEMTEC ainda possui novos projetos para o espaço, como a ampliação da internet em todo o parque, instalação de câmeras de segurança, retomadas das obras dos pavilhões e com a expectativa de eventos durante todo o ano.

“Vale ressaltar que a realização do Cicloturismo, no último mês de fevereiro, foi um grande sucesso. Os participantes agradeceram a inclusão de Guaíra na rota de participação do cicloturismo, pois assim puderam conhecer de perto este espaço maravilhoso que possuímos na cidade”, salienta Marcelo Ronnie, secretário de Turismo, Esporte e Cultura.

Para o vice-prefeito e chefe de Gabinete, Gileade Osti, é uma grande satisfação ver o quanto o Centro Náutico Marinas foi valorizado nos últimos anos, e a quantidade de projetos já elaborados para investir ainda mais no local: “Um ambiente familiar para acolher os cidadãos guairenses em seus momentos de lazer e contato com a natureza. É um sonho sendo concretizado!”.

O prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento, destaca que o Centro Náutico Marinas hoje é visto como um dos principais cartões de visita da cidade, sendo ainda o espaço mais estruturado para recepcionar os grandes eventos que a cidade planeja promover para os próximos meses. “Com o grande sucesso que o local está recebendo, constatamos o Município de Guaíra caminha no rumo certo, o do desenvolvimento!”, conclui o prefeito.

Guaíra - Centro Náutico Marinas recebe meio milhão em investimentos • Portal Guaíra Guaíra - Centro Náutico Marinas recebe meio milhão em investimentos • Portal Guaíra

Portal Guaíra via Assessoria